Cai número de imigrantes presos na fronteira

Por Arlaine Castro

"Não é verdade que todos podem ir agora para os Estados Unidos e eles serão regularizados, isso ainda não está definido", ressaltou o presidente mexicano López Obrador.

O número de imigrantes sob custódia dos EUA ao longo da fronteira com o México diminuiu pelo terceiro mês consecutivo em outubro, depois de disparar no verão, de acordo com dados do governo publicados na segunda-feira, 15.

A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) registrou mais de 164.000 apreensões de imigrantes em outubro - uma queda de 23% em relação a julho, quando as prisões na fronteira atingiram o máximo em 21 anos.

Aproximadamente 57% dos imigrantes encontrados por agentes de fronteira dos EUA em outubro foram expulsos para o México ou para seus países de origem sob a política de emergência Título 42.

A lei de saúde pública, que foi invocada pela administração Trump em março de 2020, permitiu que as autoridades de fronteira dos EUA expulsassem os imigrantes sem dar a eles a chance de ver um juiz de imigração ou oficial de asilo. Em outubro, as autoridades americanas expulsaram migrantes mais de 93.600 vezes usando a autoridade do Título 42.

O número geral de expulsões não é igual ao número de imigrantes individuais levados sob custódia, já que muitos tentam entrar nos EUA mais de uma vez e são processados várias vezes. Quase 30% dos encontrados em outubro foram processados anteriormente pelas autoridades dos EUA nos últimos 12 meses, disse a CBP.

Aproximadamente 70.000 dos imigrantes que entraram na custódia da fronteira dos EUA em outubro foram processados de acordo com as leis de imigração e tiveram permissão para buscar asilo; embora não esteja claro quantos deles solicitaram proteção, os dados do CBP mostram.

O declínio constante nas apreensões de fronteira nos últimos três meses é em grande parte devido a uma redução acentuada no número de crianças desacompanhadas e famílias que entram na custódia dos EUA.

Os agentes dos EUA pararam de pais e filhos viajarem como famílias mais de 42.000 vezes em outubro, uma redução de 48% em relação a julho. O número de crianças desacompanhadas processadas pelos EUA caiu para menos de 13.000 - uma queda de 32% em relação ao recorde mensal estabelecido em julho.

Ao contrário da administração Trump, a administração Biden não usou o Título 42 para expulsar crianças desacompanhadas. Em vez disso, está transferindo-os para abrigos supervisionados pelo governo, conforme exigido por uma lei antitráfico de 2008.
Mais de 73% das 108.000 prisões de migrantes adultos solteiros em outubro levaram a expulsões do Título 42, de acordo com os dados do CBP.
Migrantes do México, Honduras e Guatemala representaram 65% das apreensões na fronteira em outubro. A grande maioria dos migrantes restantes veio da Venezuela, El Salvador, Nicarágua, Brasil e Cuba.

As apreensões de equatorianos e haitianos despencaram em outubro. O CBP relatou apreender migrantes do Equador 744 vezes - uma redução de 89% em relação a setembro.

Depois de registrar mais de 17.600 encontros de haitianos em setembro, as autoridades de fronteira dos EUA prenderam 902 imigrantes haitianos em custódia em outubro - uma queda de 94%.

O declínio acentuado ocorreu após a chegada repentina de milhares de haitianos a um acampamento miserável em Del Rio, Texas, e recebeu manchetes internacionais. Os EUA então lançaram uma blitz de deportação sem precedentes para o pobre país caribenho, expulsando 8.500 haitianos em apenas algumas semanas. Fonte: CBS News.