600 imigrantes são encontrados em dois trailers a caminho da fronteira México-EUA

Por Arlaine Castro

A agência de imigração do México disse que descobriu 145 mulheres e 455 homens em vagões fechados que se dirigiam para o norte em direção à fronteira com os Estados Unidos.

As autoridades mexicanas relataram ter encontrado cerca de 600 imigrantes escondidos em dois trailers que viajavam pelo estado de Veracruz, de acordo com o Instituto Nacional de Migração do país, na sexta-feira, 19.

A agência de imigração do México disse que descobriu 145 mulheres e 455 homens em vagões fechados que se dirigiam para o norte em direção à fronteira com os Estados Unidos.

Uma grande maioria dos imigrantes - cerca de 400 pessoas - são da Guatemala, enquanto um número significativo também são de Honduras, Nicarágua, República Dominicana e Bangladesh.

Doze países no total estão representados nos perfis dos imigrantes, com El Salvador, Cuba, Venezuela, Equador, Gana, Índia e Camarões representando o restante, diz o comunicado

O INM colocou os imigrantes em processo para deportação ou permanência no país sob procedimento de regularização. Menores desacompanhados e famílias, serão encaminhados para agências de proteção à criança.

Em julho, a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA apreendeu 212.672 pessoas que tentavam cruzar a fronteira entre o México e os Estados Unidos - o maior número de prisões na fronteira em duas décadas.

Entre outubro de 2020 e junho de 2021, mais de 1 milhão de imigrantes foram presos na fronteira. A crise levou os Estados Unidos a veicular anúncios de rádio na América Central para tentar impedir as pessoas de imigrar.

No ano fiscal de 2021, houve 557 mortes registradas pela US Border Patrol - o maior número desde o início dos registros e um aumento significativo de 254 mortes em 2020.