DHS vai fechar lacunas no muro de fronteira no Texas, Arizona e Califórnia

Por Arlaine Castro

O trabalho também incluirá consertar e completar portões do muro, incluindo os usados ??pela Patrulha de Fronteira para resgatar imigrantes presos em canais de irrigação.

O Departamento de Segurança Interna (DHS) anunciou que usará fundos de segurança de fronteira alocados pelo Congresso para fechar lacunas e pagar por projetos ambientais e de limpeza em áreas do Arizona, Califórnia e Texas.

Os projetos autorizados pelo Secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, incluem a instalação de drenagem para evitar inundações, mitigação da erosão do solo, conclusão de estradas utilizadas por agentes da Patrulha de Fronteira, desmobilização de locais de construção e armazenamento de equipamentos e descarte de materiais não utilizados.

Mayorkas também autorizou a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) a erguer barreiras para fechar "pequenas" lacunas ao longo de algumas seções do muro que foram deixadas abertas quando a construção foi interrompida em janeiro, dizendo que as medidas são necessárias por preocupações de segurança.

O trabalho também incluirá consertar e completar portões do muro, incluindo os usados pela Patrulha de Fronteira para resgatar imigrantes presos em canais de irrigação. Citando avaliações pendentes do local, o funcionário do CBP, que pediu anonimato para discutir os planos, disse que o custo geral dos novos projetos ainda não foi determinado.

Os projetos aprovados por Mayorkas são parte de um plano de administração mais amplo de Biden para desacelerar o amplo esforço de construção do muro de fronteira da era Trump, que se tornou um dos projetos de infraestrutura federal mais caros da história dos EUA.

Trump fez da construção de um muro de fronteira um de seus principais objetivos políticos, tanto que garantiu US $ 15 bilhões para financiar o projeto. A maioria dos quais veio de contas militares antinarcóticos e de infraestrutura desviados de fundos militares. Sua administração acabou construindo mais de 450 milhas de barreiras de fronteira, a maioria das quais substituiu as barricadas existentes.

Horas depois de sua posse, Biden ordenou a suspensão da construção do muro de fronteira e encerrou a emergência nacional declarada por Trump. Mas o Congresso aprovou US $ 6 bilhões para a construção de barreiras de fronteira entre os anos fiscais de 2018 e 2021.

Os projetos acontecerão nos setores da Patrulha de Fronteira em San Diego e El Centro, Califórnia; Yuma e Tucson, Arizona; e El Paso e Del Rio, Texas. O trabalho perto de El Paso, Tucson e Yuma terá como foco o fechamento de vãos, adição de portões e fixação de fundações de barreira, disse o DHS.

Espera-se que o trabalho nos novos projetos comece durante o primeiro trimestre de 2022, começando no setor de Tucson, disseram funcionários da CBP. O DHS disse que "trabalhará em estreita colaboração" com funcionários locais, tribais e estaduais, proprietários de terras e outras agências federais no início dos projetos. Com informações da CBS News.