Indocumentados são detidos dentro de trens de carga após entrada ilegal nos EUA

Por Arlaine Castro

Agente da Patrulha de Fronteira retira indocumentados do trem no Setor El Centro na Califórnia.

Mais 34 imigrantes foram pegos tentando entrar ilegalmente nos Estados Unidos dentro de vagões de cargas neste início de janeiro em postos de controle da Patrulha da Fronteira no Texas e na Califórnia.

Primeiro, cerca de 26 imigrantes indocumentados foram encontrados escondidos dentro de um trem de carga perto do posto de controle do Setor El Centro, na Califórnia, no dia 4 de janeiro.

Um condutor de trem notificou os agentes do CBP que trabalhavam no posto de controle por volta das 4h45 que tinha um grupo de indivíduos a bordo de seu trem viajando para o norte de Bombay Beach, oito quilômetros ao norte do posto de controle.

Os agentes responderam à área e encontraram 10 imigrantes sem documentos. Membros do grupo disseram que haviam mais pessoas na mesma situação a bordo do trem. Foi feita nova verificação e os agentes encontraram mais 16 deles.

Todos os 26 indivíduos foram encaminhados para verificação de saúde. Nenhuma assistência médica foi necessária e eles foram transportados para o Centro de Processamento Centralizado do Setor El Centro para serem processados para deportação.

No segundo caso, na noite de 6 de janeiro, agentes encontraram oito indocumentados escondidos dentro de um trem perto de Hebbronville, Texas. Um deles estava sofrendo convulsões e foi transportado por via aérea para o hospital mais próximo em Corpus Christi, Texas. Todos os indivíduos eram provenientes dos países do México, Guatemala e El Salvador.

As autoridades alertam sobre o perigo e desencorajam imigrantes de tentar a entrada ilegal em trem de carga ou qualquer outro transporte clandestino, pois muitas vezes resulta em ferimentos graves ou morte.

"Muitas vezes, os imigrantes escolhem esse meio de transporte sem perceber as consequências de suas ações até que seja tarde demais", diz a agência.

Para relatar atividades suspeitas, como contrabando de seres humanos e/ou drogas, entre em contato com a Patrulha de Fronteira do Setor de Laredo pelo telefone 1-800-343-1994.