Califórnia quer estender assistência médica a todos os imigrantes indocumentados

A população indocumentada restante sem o Medi-Cal entre 26 e 49 anos soma aproximadamente 700.000 pessoas.

Por Arlaine Castro

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, fez o anúncio na terça-feira, 11.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, revelou um plano para permitir que mais moradores indocumentados se inscrevam no Medi-Cal - o seguro de saúdo do estado. 

Em 2015, os legisladores estaduais votaram para permitir que crianças indocumentadas ingressassem na Medi-Cal. Quatro anos depois, eles ampliaram a elegibilidade para incluir os menores de 26 anos. Este ano, indocumentados com 50 anos ou mais se tornarão elegíveis na primavera. Agora, a proposta abrangeria pessoas entre 26 e 49 anos e, se aprovada, entrará em vigor em janeiro de 2024.

A Califórnia viu um declínio acentuado na última década no número de residentes que não possuem seguro de saúde – com uma grande exceção. O estado abriga um quinto de todas as pessoas que vivem ilegalmente nos Estados Unidos.

O Affordable Care Act federal ajudou a aumentar as taxas de cobertura, mas exclui os imigrantes indocumentados, que agora compõem a maior parte da população sem seguro do estado.

Considere o seguinte: quase dois terços dos imigrantes indocumentados na Califórnia com menos de 65 anos não têm seguro de saúde, em comparação com menos de 10% de todos os californianos nessa faixa etária, de acordo com uma análise recente do Center for Labor Research and Education da Universidade da California, Berkeley.

Em um plano de orçamento divulgado esta semana, Newsom propôs permitir que imigrantes indocumentados se inscrevam no Medi-Cal, o programa de saúde do estado para californianos de baixa renda. (Isso é diferente de um esforço contínuo para criar um sistema de saúde de pagador único no estado.)

O estado já permite que californianos indocumentados com menos de 26 anos se juntem ao Medi-Cal, e aqueles com 50 anos ou mais se tornarão elegíveis na primavera. Abrir o Medi-Cal para a população indocumentada restante – aproximadamente 700.000 pessoas – custaria US$ 2,2 bilhões anualmente, disse Newsom.

“Estamos posicionados com esse orçamento para poder cumprir o que estamos promovendo: assistência médica universal para todos”, disse Newsom em uma entrevista coletiva na terça-feira, 11. “Estou orgulhoso de estar aqui – espero que vejamos isso replicado em todo o país.”

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Políticas Públicas da Califórnia em março descobriu que 66% dos californianos apoiavam a oferta de cobertura de saúde para imigrantes indocumentados.

A proposta de Newsom abrangeria pessoas entre 26 e 49 anos e, se aprovada, entrará em vigor em janeiro de 2024. O governador disse na terça-feira que os imigrantes indocumentados do estado representam 10% de nossa força de trabalho e que a maioria vive no estado há mais de uma década. Com informações do The New York Times.