Brasileiros lideram permanência após expiração do visto nos EUA

Ao todo, 584.885 estrangeiros não cumpriram o período legal de permanência e ficaram mais tempo do que o permitido.

Por Arlaine Castro

O maior número de estadias ocorreu entre brasileiros, venezuelanos, colombianos, chineses e britânicos.

Brasileiros são os imigrantes de negócios ou turismo que mais ultrapassaram tempo de permanência legal nos EUA em 2020. Ao todo, cerca de 584.885 estrangeiros ultrapassaram seus vistos de permanência no ano fiscal de 2020, de acordo com um relatório recém-divulgado do Departamento de Segurança Interna (DHS).

O DHS divulgou o relatório esta semana, mas com dados referentes à setembro de 2021 coletados no ano fiscal de 2020. Senadores republicanos pressionaram o DHS por desafiar a lei e não divulgá-lo no ano passsado. 

De acordo com os dados do 'Entry-Exit Overstay Report', 584.885 estrangeiros foram legalmente autorizados a entrar nos Estados Unidos por um período de tempo, mas não cumpriram seus período legal de permanência e ficaram mais tempo do que o permitido.

O total desse ano foi superior aos 497.272 estrangeiros que ultrapassaram os vistos no ano fiscal de 2019. O ano fiscal de 2020 foi de 1º de outubro de 2019 a 30 de setembro de 2020.

Acredita-se que cerca de 1,2% dos estrangeiros que entraram nos Estados Unidos legalmente por via aérea ou marítima ultrapassaram seus vistos em 2020, segundo o relatório.

Brasileiros

O maior número de estadias entre os visitantes não imigrantes ocorreu entre brasileiros, venezuelanos, colombianos, chineses e britânicos. Estudantes não imigrantes e visitantes de intercâmbio que permaneceram por muito tempo provavelmente eram da China, Índia, Arábia Saudita e Brasil.

O maior número de estadias entre os visitantes não imigrantes ocorreu entre brasileiros, venezuelanos, colombianos, chineses e britânicos. Estudantes não imigrantes e visitantes de intercâmbio que permaneceram por muito tempo provavelmente eram da China, Índia, Arábia Saudita e Brasil.

Segundo o DHS, 1,990,811 brasileiros com vistos de não-imigrantes para turismo ou negócios tinham a saída do país esperada. Desses, 48,881 permaneceram além do tempo. O DHS considera entrada por vias aéreas e marítimas para países da lista (exceto Canadá e México).

Já para estudantes não imigrantes e visitantes de intercâmbio (F, M, J), 60,265 brasileiros tinham a saída do país esperada e 2,223 são suspeitos de terem permanecido no país.

O secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, chamou o aumento de “uma anomalia quando comparado com a tendência predominante” e o atribuiu à pandemia do COVID-19.

O alto número de estadias além do prazo “é uma indicação de que o Departamento de Estado não está fazendo um trabalho bom o suficiente para selecionar os viajantes quanto à elegibilidade e que eles estão simplesmente emitindo muitos vistos de forma inadequada para candidatos não qualificados”, Jessica Vaughan, diretora de estudos de políticas da Center for Immigration Studies, ao Epoch Times.

Em 1998, o Congresso ordenou que o governo produzisse um relatório anual sobre imigrantes que ultrapassam o período legal nos EUA. Os legisladores disseram no ano passado que estavam “preocupados com o grande número de estadias anuais de estrangeiros no país ameaçando a segurança nacional e a integridade da imigração legal”.

“Esses relatórios contêm informações vitais para nosso trabalho de supervisão de seu departamento e para o público, à medida que o povo americano procura avaliar o impacto dos esforços de fiscalização da imigração do governo Biden. Seu atraso contínuo em fornecer esses relatórios viola a lei e levanta questões significativas sobre seu compromisso de defender as leis promulgadas pelo Congresso”, disseram os senadores a Mayorkas.

Pela primeira vez, o número de imigrantes monitorados por meio dos novos programas de Alternativas à Detenção do ICE ultrapassou 150.000 em dezembro, disse a Universidade de Syracuse. Os programas apresentam imigrantes sendo liberados enquanto são monitorados por meio de várias tecnologias, como tornozeleiras. Fonte: NTD-TV.

Para ler o relatório na íntegra, clique aqui.