Família indiana morre congelada ao atravessar fronteira entre Canadá e EUA

Por Arlaine Castro

Jagdish Patel, de 39 anos, Vaishailben Patel, 37, e seus filhos Vihangi, 11, e Dharkmik, 3, chegaram a Toronto, no Canadá, no dia 12 de janeiro.

Uma família indiana de Gujarate, de quatro pessoas, incluindo uma criança de 3 anos, morreu congelada ao tentar atravessar a pé a fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos. Segundo a BBC News, as autoridades que investigam o caso suspeitam que a família foi vítima de tráfico humano.

Jagdish Patel, de 39 anos, Vaishailben Patel, 37, e seus filhos Vihangi, 11, e Dharkmik, 3, foram identificados esta semana. A família seguiria para Emerson, cidade no estado da Georgia, que faz fronteira com os EUA, mas não resistiu ao frio de -35° C.

A família foi encontrada em um campo ao norte da fronteira em 19 de janeiro.

Falando em uma entrevista coletiva na quinta-feira, 27, o superintendente da RCMP, Rob Hill, disse que a família Patel chegou ao Canadá em 12 de janeiro, em um voo da Índia para Toronto. De lá, eles seguiram para o oeste até a província de Manitoba, antes de viajar para Emerson por volta de 18 de janeiro. Seus corpos foram encontrados na noite seguinte.

De acordo com informações preliminares, os Patel não tinham família ou conhecidos no Canadá ou nos Estados Unidos. A RCMP lançou uma investigação "extensa" sobre como os Patels chegaram ao Canadá, coordenando com os EUA e a Índia.

Nenhum veículo abandonado foi encontrado perto da fronteira Canadá-EUA em Emerson, sugerindo que alguém levou a família Patel a um ponto de desembarque antes de começarem sua jornada a pé.

As identidades foram reveladas pelo Alto Comissariado da Índia do Canadá e, posteriormente, confirmadas pela Polícia Montada Real Canadense (RCMP), de acordo com a BBC.

O superintendente da RCMP, Rob Hill, afirmou que “este é um longo período de tempo para uma família que não está familiarizada com o Canadá viajar pelo país”, disse Hill. Acredita-se que alguém possa ter facilitado a viagem da família.