Com falta de pessoal e mais vistos disponíveis, EUA buscam enfermeiros no exterior

Por Arlaine Castro

Os EUA normalmente oferecem pelo menos 140.000 green cards por ano para empregos profissionais, incluindo enfermagem. Imagem: Paciente covid-19 em hospital de Sacramento, CA.

Com os hospitais enfrentando uma terrível escassez de enfermeiros em meio a uma pandemia, os Estados Unidos estão procurando mais enfermeiros e outros profissionais de saúde no exterior.

Há um número incomumente alto de green cards disponíveis este ano para profissionais estrangeiros, incluindo enfermeiros, que desejam trabalhar nos Estados Unidos – o dobro de alguns anos atrás. Isso porque os consulados dos EUA fechados durante a pandemia não estavam emitindo vistos para parentes de cidadãos americanos e, por lei, esses vistos não utilizados agora são transferidos para trabalhadores qualificados.

Os EUA normalmente oferecem pelo menos 140.000 green cards por ano para pessoas que se mudam para o país permanentemente para determinados empregos profissionais, incluindo enfermagem. A maioria é emitida para pessoas que já vivem nos Estados Unidos com vistos temporários, embora alguns vão para trabalhadores no exterior.

Este ano, 280.000 desses green cards estão disponíveis, e os recrutadores esperam que alguns dos extras possam ser adquiridos por enfermeiros que procuram trabalhar em hospitais mais impactados pela pandemia no país.

Amy L. Erlbacher-Anderson, advogada de imigração em Omaha, Nebraska, disse que viu mais demanda por enfermeiras estrangeiras nos últimos dois anos do que no resto de sua carreira de 18 anos. E este ano, segundo ela, é mais provável que eles sejam aprovados para vir, desde que os escritórios consulares dos EUA possam processar todos os pedidos.

Aposentadoria e covid-19

Os hospitais dos EUA estão lutando com a escassez de enfermeiros que piorou quando o esgotamento da pandemia levou muitos a se aposentar ou deixar seus empregos. Enquanto isso, os casos de coronavírus continuam aumentando e diminuindo, pressionando o sistema de saúde.

Somente na Califórnia, há uma lacuna estimada de 40.000 enfermeiros, ou 14% da força de trabalho, de acordo com um relatório recente da Universidade da Califórnia, em San Francisco.

Os hospitais estão preenchendo a lacuna contratando enfermeiras itinerantes, mas isso pode ser caro. E os administradores dos hospitais dizem que não há enfermeiros suficientes se formando nas escolas dos EUA a cada ano para atender à demanda.

Alguns hospitais há muito trazem enfermeiros das Filipinas, Jamaica e outros países de língua inglesa, e outros estão seguindo o exemplo. E tanto os recrutadores de longa data quanto os recém-chegados estão tentando tirar proveito da vantagem inesperada do green card antes do ano fiscal terminar em setembro.

Os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA disseram que acelerariam a renovação de autorizações de trabalho para profissionais de saúde, o que poderia ajudar a manter alguns cidadãos estrangeiros que já estão trabalhando nos Estados Unidos. O Departamento de Estado disse aos consulados no ano passado que priorizassem os pedidos de trabalhadores em instalações que estão respondendo à pandemia, disse um funcionário da agência à AFP.

A demanda nacional é tão grande que criou um acúmulo de profissionais de saúde aguardando autorização para trabalhar nos EUA. Mais de 5.000 enfermeiros internacionais aguardam a aprovação final do visto, informou a Associação Americana de Recrutamento Internacional de Saúde em setembro. Com informações da Associated Press. 

Visto H1B

Para trabalhar nos EUA como enfermeiro(a), o imigrante precisará obter um Visto de Imigrante de Enfermeira Registrada (“Green Card”) ou visto H-1B.

As inscrições online para obtenção do visto H-1B vão de 1° a 18 de março. 

Neste período, as empresas interessadas em contratar trabalhadores estrangeiros por meio deste visto devem usar um sistema do US Citizenship and Immigration Services (USCIS) para fazer o registro.