Illinois fecha todos os centros de detenção de imigração do ICE

Por Arlaine Castro

Imigrantes foram transferidos.

Illinois não mantém mais imigrantes detidos em prisões locais depois que os dois últimos condados que tinham acordos com autoridades federais para abrigá-los limparam as instalações no início deste mês.

O U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) transferiu aqueles que aguardavam deportação para instalações fora do estado.

A agência federal confirmou que desde 5 de fevereiro não havia mais pessoas sob sua custódia na prisão do condado de McHenry em Woodstock e no Centro de Detenção Jerome Combs em Kankakee, que eram as duas últimas instalações do estado com pessoas à espera de deportação.

Uma nova lei, a Illinois Way Forward, exigia que as autoridades locais encerrassem os contratos existentes que lhes permitiam deter pessoas sob custódia da imigração, embora a implementação tenha sido adiada no início deste ano depois que autoridades dos condados de McHenry e Kankakee tentaram contestá-la legalmente.

No início de janeiro, havia menos de 100 pessoas sob custódia de imigração em Illinois, de acordo com registros do tribunal federal arquivados na contestação legal.

Em fevereiro, cerca de 30 pessoas que estavam sob custódia do ICE em Illinois foram transferidas para prisões em Indiana, Oklahoma e Texas, disse Dave Faherty, advogado supervisor do projeto de detenção do National Immigrant Justice Center, com sede em Chicago.

O Centro Nacional de Justiça para Imigrantes, que presta assistência jurídica a imigrantes, juntamente com outras organizações da área de Chicago, pressionaram o ICE a implementar alternativas à detenção em vez de transferir pessoas para diferentes instalações. Cerca de 42 pessoas que estavam sob custódia da imigração foram libertadas quando os contratos com o ICE chegaram ao fim, disse Faherty.

Aqueles cujos casos de imigração estavam sendo ouvidos no tribunal de imigração de Chicago devem permanecer na mesma jurisdição por meio de audiências virtuais.

A lei de Illinois foi celebrada por ativistas que argumentam que deter pessoas que aguardam audiências de imigração é desumano e caro. Eles pressionaram para que os detidos fossem libertados em todo o país, inclusive pedindo ação executiva da Casa Branca. Fonte: Chicago Sun Times.