USCIS agiliza tempo de processamento de green card por trabalho

Por Arlaine Castro

Milhares de requerentes de visto para os EUA estão no limbo.

As autoridades federais de imigração tomaram medidas nos últimos dias para melhorar os tempos de processamento dos Employment Authorization Documents (Documentos de Autorização de Emprego) para candidatos ao green card por trabalho.

Funcionários dos U.S. Citizenship and Immigration Services (Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA) estão agilizando os processos, em um esforço deliberado para tornar mais eficiente a liberação da fila de solicitações – uma promessa do atual governo do presidente Joe Biden.

Os tempos atuais de processamento de EAD aumentaram drasticamente durante a pandemia de COVID-19 e levam entre 11,5 e 13,5 meses.

O que os empregadores precisam saber?

Quando um indivíduo envia um pedido de ajuste de status para residência permanente legal, ou “green card”, ele é elegível para enviar dois pedidos de acompanhamento: um para uma carteira de trabalho EAD e outro para um documento de viagem Advance Parole (AP). Normalmente, o USCIS aprovará esses dois pedidos em um documento combinado. Esse acoplamento de aplicativos exige que o USCIS processe ambos os assuntos antes de emitir uma aprovação.

O EAD e o AP são normalmente solicitados junto com o Formulário I-485, Solicitação de Registro de Status Permanente ou Ajuste de Status, ao solicitar residência permanente nos Estados Unidos. O EAD fornece autorização de emprego e o AP fornece autorização de viagem enquanto um pedido de ajuste de status está pendente.

Mudança recente

Nos últimos dias, no entanto, o USCIS tem emitido EADs aprovados solicitados como parte de uma solicitação de ajuste de status, mas sem o Advance Parole (AP) incluído. Essa mudança de processo deve permitir que o Serviço lide com aplicativos EAD mais rapidamente.
Motivo da mudança

O processamento de EAD está significativamente atrasado há vários anos. Essa mudança foi projetada para ajudar a lidar com o atraso de processos. O USCIS está priorizando a adjudicação de EAD para mitigar os candidatos que experimentam um lapso prolongado na autorização de trabalho.

O que se deve fazer?

Os empregadores devem continuar a monitorar os pedidos de EAD pendentes, apresentados em nome de candidatos individuais em conexão com o processo de ajuste de status. E os empregadores devem definir suas expectativas de forma realista. Embora certamente esperemos ver uma melhoria nos tempos de processamento do USCIS, como essa iniciativa foi anunciada recentemente, os atrasos ainda permanecem significativos.