ICE faz acordo e suspende deportação de ativista de NY

Por Arlaine Castro

Ravi Ragbir processou o ICE.

Ravi Ragbir, um ativista de Nova York que alegou no tribunal que foi alvo de deportação pela U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) por causa de seu discurso político, resolveu sua ação contra o governo, ganhando uma suspensão de três anos da deportação.

O acordo encerra uma longa batalha judicial sobre se o governo pode direcionar pessoas para deportação com base em seu discurso político e se os tribunais têm o poder de proteger os direitos da Primeira Emenda de imigrantes indocumentados. O ativista emigrou legalmente de Trinidad, na América Central, mas foi preso por fraude eletrônica.

 Ragbir foi diretor executivo da New Sanctuary Coalition da cidade de Nova York em 2018, liderando uma organização que ajudou os nova-iorquinos indocumentados a combater a deportação e reuniu a opinião pública contra o ICE e as duras políticas de imigração. O próprio Ragbir vivia sob a nuvem de uma ordem de deportação.

“O que fizemos foi uma vitória em muitos níveis, porque os imigrantes estavam sendo informados de que não tínhamos nenhum direito, especialmente os direitos da Primeira Emenda”, disse Ragbir. “Conseguimos aceitar isso e provar essa estratégia para as pessoas que agora estão usando a Primeira Emenda como forma de desafiar o que está acontecendo com elas e a retaliação que sofreram. ”

O ativista emigrou legalmente de Trinidad, na América Central, quando jovem, mas posteriormente cumpriu uma pena de prisão por uma condenação por fraude eletrônica relacionada a uma investigação de fraude hipotecária, um registro criminal que pode levar à remoção dos EUA. Após ser solto, ele se tornou um dos defensores mais visíveis dos imigrantes indocumentados na cidade de Nova York, mesmo vivendo sob uma ordem de remoção e continuando a fazer check-ins periódicos obrigatórios no escritório local do ICE.

Quando Ragbir compareceu a um check-in programado na sede do ICE em 11 de janeiro de 2018, ele foi detido. Os apoiadores tentaram bloquear a ambulância que o transportava, levando a uma confusão na Broadway: a polícia federal e de Nova York tentou limpar a estrada à força, sufocando membros do clero e prendendo 18 pessoas. A polícia de Nova York escoltou oficiais do ICE que o levaram até o limite da cidade, e ele foi rapidamente colocado em um avião para um centro de detenção na Flórida.

Antes que o ICE pudesse tirá-lo do país, Ragbir processou a agência, junto com a New Sanctuary Coalition e outros grupos de direitos dos imigrantes. O processo alegou que a tentativa de deportação fazia parte de um amplo padrão de ICE visando pessoas com base no discurso político protegido pela Primeira Emenda.

Sob os termos do acordo, o ICE e o governo dos EUA não admitem que fizeram algo errado, mas concedem a Ragbir uma suspensão de três anos do processo de deportação. Embora o ativista e seus advogados admitam que é frustrante não ver suas reivindicações justificadas no tribunal, eles dizem que o acordo ainda parece uma vitória. Com informações do The Intercept.