O serviço de renovação e emissão de vistos nos consulados americanos no Brasil foi retomado no final do ano passado após ser interrompido por mais de um ano por causa da pandemia. Atualmente, para tentar zerar a longa fila de espera, só o consulado dos EUA em São Paulo está emitindo cerca de dois mil vistos por dia.
Desde que os consulados foram reabertos no Brasil, em 8 de novembro, as atividades de emissão de vistos foram aos poucos se normalizando. Naquele mês, 30 mil brasileiros tiveram algum tipo de visto aprovado.
O número saltou para cerca de 50 mil em dezembro, passou para 51 mil em janeiro e, em fevereiro, chegou a exatos 68.705.
Foram concedidos 120.652 vistos para brasileiros entre janeiro e fevereiro deste ano, um número 6,6% maior do que a quantidade total de emissões em todo o ano de 2021 (113.123). Os dados são de um levantamento realizado pelo escritório de advocacia imigratória AG Immigration a partir de informações oficiais do Departamento de Estado.
Tempo de espera
As entrevistas foram retomadas em novembro de 2021, mas devido à alta demanda os horários ainda estão se esgotando rapidamente. O tempo de espera para fazer o agendamento em São Paulo tem uma média de 264 dias.
Em uma reunião realizada no dia 31 de março com operadores de turismo, o cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, David Hodge, aconselhou abrir o site de agendamento e atualizar a página várias vezes ao dia para garantir uma das novas vagas que eventualmente são colocadas à disposição. “Por exemplo, há dias em que 50 vagas são destinadas aos estudantes e, quando apenas 30 são agendadas, as 20 vagas restantes voltam para o sistema para o público em geral”, explica.
Os consulados de todo o Brasil vêm se esforçando para diminuir o tempo de espera. Um levantamento feito pelo escritório de advocacia imigratória AG Immigration apontou que foram emitidos mais de 51. 900 vistos para brasileiros em janeiro de 2022. Durante a reunião, Hodge afirmou que estão sendo emitidos dois mil vistos por dia só em São Paulo. Ainda assim, os esforços para reduzir a fila continua e para isso serão contratados dez vice-cônsules para atuar nos consulados – não só em São Paulo , como também no Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife, além da Embaixada em Brasília. Fonte: Viagem e Turismo e Monitor Mercantil.