Primeiro ônibus do Texas com imigrantes da fronteira chega a Washington DC

Por Arlaine Castro

Os imigrantes, que são da Colômbia, Cuba, Venezuela e Nicarágua, foram deixados a quarteirões do Capitólio dos EUA.

O primeiro ônibus transportando imigrantes indocumentados processados pelas autoridades federais de imigração na fronteira do Texas chegou a Washington DC na quarta-feira, 13. A medida faz parte da nova política do governador Greg Abbott de fornecer transporte gratuito aos imigrantes para a capital do país em reinvindicação à política imigratória do governo Biden. 

Os imigrantes, que são da Colômbia, Cuba, Venezuela e Nicarágua, foram deixados a quarteirões do Capitólio dos EUA, segundo o escritório de Abbott, acrescentando que um segundo ônibus está a caminho de Washington. Segundo a Fox News, os imigrantes embarcaram originalmente no ônibus na área de Del Rio.

A decisão do governador é em resposta aos planos do governo Biden de encerrar o programa Title 42 da era da pandemia, que autoriza as autoridades de imigração a expulsar certos imigrantes, mesmo aqueles que buscavam asilo.

“À medida que o governo federal continua fechando os olhos para a crise na fronteira, o Estado do Texas permanecerá firme em nossos esforços para preencher as lacunas e manter os texanos seguros", disse Abbott em comunicado na quarta-feira depois que o ônibus chegou a Washington. Ao transportar imigrantes de ônibus para Washington, D.C., o governo Biden poderá atender mais imediatamente às necessidades das pessoas que estão permitindo atravessar nossa fronteira. O Texas não deveria ter que arcar com o ônus do fracasso do governo Biden em proteger nossa fronteira."

As viagens de ônibus estão sendo feitas pela Divisão de Gerenciamento de Emergências do Texas. Os imigrantes vão de forma voluntária e os elegíveis para a viagem devem ter sido processados e liberados pelas autoridades federais de imigração. Eles receberam comida e água durante a viagem de 30 horas.

Muitos planejavam viajar para outras cidades dos EUA a partir de Washington.

O governo do Texas foi questionado pelo jornal Austin American-Statesman sobre quais companhias charter foram contratadas para as viagens a Washington, quanto está custando o esforço e de onde vem o dinheiro. Ainda não houve retorno.