Apesar de recorde, imigração ilegal para os EUA pela fronteira deve aumentar

Os 1,7 milhão de imigrantes no ano passado devem chegar a 2,1 milhões em 2022, calcula órgão.

Por Arlaine Castro

Foram 221.303 encontros ao longo da fronteira terrestre sul em março.

Tendo já estabelecido um recorde de travessias ilegais de fronteira em 2021, mais imigrantes são esperados na fronteira EUA- México ao longo do Texas, Arizona e Califórnia nos próximos meses.

Espera-se que os 1,7 milhão de encontros na fronteira do ano passado cheguem a 2,1 milhões, de acordo com a Princeton Policy Advisors, uma empresa de análise econômica que previu corretamente os recentes aumentos nas fronteiras.

O número extraordinariamente alto, o maior desde o início dos registros de travessias de fronteira em 1960, segue recentes picos recordes, incluindo o total do mês passado de 221.303 “encontros” com imigrantes indocumentados.

No total, houve 221.303 encontros ao longo da fronteira terrestre sudoeste em março, um aumento de 33% em relação a fevereiro. Desses, 28% envolveram indivíduos que tiveram pelo menos um encontro anterior nos 12 meses anteriores, em comparação com uma taxa média de reencontro de um ano de 14% no ano fiscal de 2014-2019.

Os encontros de crianças desacompanhadas aumentaram 18%, com 14.167 encontros em março, em comparação com 11.984 em fevereiro. Em março, o número médio de crianças desacompanhadas sob custódia do CBP foi de 582 por dia, em comparação com uma média de 520 por dia em fevereiro.

O presidente da Princeton Policy, Steven Kopits, disse ao Secrets que sua projeção estava perto do número real de travessias de fronteira, mas ainda ficou 9.003 aquém. O novo aumento histórico, disse ele, lhe dá confiança de que sua previsão de 2,1 milhões de travessias no ano fiscal e calendário de 2022 se tornará realidade.

“Nós projetamos 212,3 mil encontros para março, com reais 4,2% acima do nível previsto. Consequentemente, os encontros de março foram piores do que o esperado, mas não muito piores. Estamos simplesmente vendo uma continuação da política de fronteiras abertas que o governo Biden empregou no ano passado. Dito de outra forma, as apreensões nas fronteiras no ritmo atual são absolutamente terríveis, mas não uma surpresa”, disse ele.

O CDC anunciou que, em 23 de maio de 2022, sua Ordem de Saúde Pública Título 42 será encerrada. A partir da data citada, o DHS processará os imigrantes para remoção sob o Título 8 - aqueles que tentarem entrar nos Estados Unidos sem autorização e que não conseguirem estabelecer uma base legal para permanecer nos Estados Unidos (como um pedido de asilo válido) serão rapidamente removidos, diz o DHS.

Em março, 81% dos imigrantes vindos do México e da América Central foram mandados de volta aos seus países baseados no Title 42. Com informações do Washington Examiner.