Prazo maior de extensão do ‘work permit’ começa a valer, informa USCIS

Por Arlaine Castro

A extensão temporária será por mais 18 meses após o vencimento.

Nesta terça-feira, 3, os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) anunciaram que os trabalhadores imigrantes, sob certas categorias, cujas autorizações de emprego expiram, poderão continuar trabalhando legalmente por 18 meses após o vencimento.

A regra temporária entra em vigor imediatamente na quarta-feira, 4 de maio, e “ajudará a evitar lacunas no emprego para não cidadãos com pedidos de renovação pendentes, além de estabilizar a continuidade das operações para os empregadores dos EUA”, disse a agência.

Atualmente, o USCIS concede uma extensão automática de 180 dias aos trabalhadores com um Employment Authorization Document (EAD) - popularmente conhecido como work permit-, expirado que solicitam uma renovação com o Formulário I-765, Pedido de Autorização de Emprego. Mas esse prazo foi insuficiente, pois a agência de imigração enfrenta um atraso de cerca de 1,5 milhão de pedidos de autorização de trabalho, o que deixou dezenas de milhares de pessoas sem a capacidade de trabalhar legalmente em tempos de escassez de mão de obra.

“Esta regra temporária fornecerá aos não cidadãos elegíveis para a extensão automática uma oportunidade de manter o emprego e fornecer apoio crítico para suas famílias, evitando mais interrupções para os empregadores dos EUA”, disse o diretor do USCIS, Ur M. Jaddou, em um comunicado.

De acordo com a American Immigration Lawyers Association (AILA), o aumento automático de 180 dias para até 540 dias será concedido a “candidatos de renovação elegíveis com Formulários I-765 pendentes em 04/05/22, incluindo aqueles candidatos cuja autorização de trabalho pode expiraram após o período inicial de extensão de 180 dias, e qualquer solicitante elegível que arquivar um Formulário I-765 de renovação durante o período de 540 dias começando em ou após 04/05/22 e terminando em 26/10/23.” Fonte: Miami Herald. 

Para saber as categorias atendidas e mais detalhes, clique aqui.

Leia também

USCIS AGILIZA TEMPO DE PROCESSAMENTO DE GREEN CARD POR TRABALHO