EUA se preparam para novo fluxo de menores desacompanhados na fronteira

Por Arlaine Castro

Menores imigrantes passam menos de um dia nas instalações da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA e cerca de um mês sob custódia do Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

Duas semanas antes do término programado do Título 42, o governo Biden está se preparando para grande fluxo de crianças imigrantes na fronteira sul.

Menores imigrantes desacompanhadas que não são do México estão isentos das expulsões do Título 42 desde novembro de 2020 e podem pedir asilo nos EUA. Com o fim da medida, adultos também poderão solicitar asilo e, quando aprovado, entrar para aguardar o processo em território americano.

O Departamento de Segurança Interna disse que mais de 170.000 pessoas podem estar esperando na fronteira sul.

Embora muitas questões estejam no ar sobre a capacidade do governo de lidar com um aumento de duas ou até três vezes no número de imigrantes adultos não autorizados que cruzarão a fronteira após 23 de maio, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos disse que tem mais leitos para menores desacompanhadas e pode contratar mais.

“Atualmente, temos 8.390 crianças sob nossos cuidados e temos uma capacidade total de 15.500 em nossa rede”, disse January Contreras, secretário assistente do HHS para a Administração de Crianças e Famílias, aos membros do Comitê de Segurança Interna e Assuntos Governamentais do Senado.

A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA e o Departamento de Saúde e Serviços Humanos estão tentando reduzir ainda mais o tempo que crianças imigrantes desacompanhadas passam sob custódia federal.

Atualmente, esses menores já estão passando menos de um dia nas instalações da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA e cerca de um mês sob custódia do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, disseram autoridades federais.

“Acredito que estamos preparados para continuar atendendo com segurança todas as crianças desacompanhadas encaminhadas a nós”, disse Contreras, em uma recente audiência do comitê do Senado para avaliar a prontidão do governo com o fim do Título 42. Fonte: Border Report.