Grande 'narcotúnel' é descoberto na fronteira com o México

Por Arlaine Castro

O túnel percorre 532 metros entre Tijuana e San Diego, tem cerca de seis andares de profundidade e conta com sistemas ferroviários e de ventilação, eletricidade e paredes reforçada

Autoridades da Homeland Security Investigations (HSI), anunciaram a descoberta de um grande túnel de contrabando de drogas que se estende do México até um depósito em uma área industrial no estado da Califórnia.

A passagem secreta começa em Tijuana e termina em San Diego, perto da fronteira de Otay Mesa. Desde 2006, as autoridades encontraram cerca de 15 túneis sofisticados na fronteira da Califórnia com o México.

Descoberto na semana passada, o túnel é um dos maiores já encontrados. Ele percorre 532 metros, tem cerca de seis andares de profundidade e conta com sistemas ferroviários e de ventilação, eletricidade e paredes reforçadas, disseram as autoridades.

Nos EUA, ele desemboca em um armazém indefinido chamado “Amistad Park”, localizado em uma rua movimentada de San Diego, com grandes semirreboques durante o dia, mas tranquila à noite.

Autoridades dos EUA disseram que não se sabe há quanto tempo o túnel está em operação e que quantidade de drogas, se houver, passou sem ser detectada. Eles apreenderam 799 kg (1.761 libras) de cocaína, 75 kg (165 libras) de metanfetamina e 1,6 kg (3,5 libras) de heroína em conexão com a investigação.

Drogas pesadas, como heroína, metanfetamina e fentanil, são normalmente contrabandeadas através das fronteiras oficiais do México porque seu pequeno tamanho e a falta de odor as tornam difíceis de detectar. Mas os túneis dão aos contrabandistas a vantagem de poder transportar cargas enormes mais rapidamente.

Seis moradores do sul da Califórnia, com idades entre 31 e 55 anos, foram acusados de conspirar para distribuir cocaína. As autoridades se recusaram a vincular este último túnel a qualquer cartel específico.

“Juntamente com o governo mexicano, temos colaborado na tentativa de erradicar esses túneis, que não deveriam existir porque é onde acontece muito crime e muito sofrimento que vemos. Isso precisa parar”, disse o embaixador dos EUA no México, Ken Salazar.

De acordo com a lei federal, as autoridades dos EUA devem encher o lado americano desses túneis com concreto depois que eles forem descobertos. Fonte: AP e AL Jazeera.