ICE de Boston (MA) prende irmãos brasileiros condenados por homicídio em MG

Por Arlaine Castro

Deivide Lino Ribeiro ( à esquerda) e James Lino Ribeiro (à direita), são condenados no Brasil por homicídio e roubo em MG.

Oficiais do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) e Enforcement and Removal Operations (ERO) Boston, prenderam os irmãos Deivide Lino-Ribeiro e James Lino-Ribeiro, condenados por homicídio e roubo no Brasil e que entraram fugiram para os EUA.

A prisão foi realizada após a emissão de mandados de prisão pelas autoridades policiais brasileiras. O caso foi encaminhado ao ERO Boston pelo adido do ERO em Brasília (DF).

Os irmãos, que representavam uma clara ameaça à segurança pública com base em suas condenações por homicídio e roubo agravado no Brasil, foram presos sem incidentes perto de Everett, Massachusetts, em 13 de maio, segundo comunicado do ICE.

“Com a prisão desses dois fugitivos perigosos, os moradores podem dormir mais seguros e protegidos esta noite”, disse LaDeon Francis, Diretor Interino do Escritório de Campo, Operações de Remoção e Execução do ICE, Boston. “Estou muito orgulhoso do trabalho incansável de nossos oficiais na apreensão desses fugitivos condenados. A coordenação contínua com nossos parceiros de aplicação da lei garante que criminosos como os irmãos Lino-Ribeiro sejam responsabilizados por seus crimes. Essas prisões são um verdadeiro testemunho do trabalho incansável e corajoso de uma grande equipe de aplicação da lei”.

Em 2020, Deivide Lino-Ribeiro, 31, foi condenado no Brasil por homicídio e roubo agravado em um violento assalto a um posto de gasolina em 2014 na cidade de Mantena, região leste de Minas Gerais, que resultou na morte de um caixa de posto de gasolina. Seu irmão James Lino-Ribeiro, 28, que foi cúmplice no assalto, também foi condenado no Brasil em 2020 por roubo agravado no ataque.

Deivide Lino-Ribeiro foi condenado a 36 anos de prisão no Brasil e James Lino-Ribeiro foi condenado a 19 anos de prisão. Ambos os irmãos, que fugiram e entraram ilegalmente nos Estados Unidos, receberam ordens finais de remoção de um juiz federal de imigração dos EUA em 2 de janeiro de 2020.

Em 7 de abril de 2022, a Polícia Federal brasileira notificou a adido assistente do ERO para remoção para o Brasil. Eles estão agora sob custódia do ERO, aguardando remoção e transferência para as autoridades federais de aplicação da lei no Brasil.

Qualquer pessoa que tiver informações sobre fugitivos estrangeiros devem entrar em contato com o ICE ligando para a ICE Tip Line em 1 (866) DHS-2-ICE ou internacionalmente em 001-1802-872-6199. Também é possível registrar uma dica online no site do ICE.