Taxa para viajantes estrangeiros que não precisam de visto para os EUA sobe 50%

Por Arlaine Castro

O ESTA foi criado em 2008 como um sistema automatizado para estabelecer a elegibilidade dos visitantes para viajar para os EUA usando o Programa de Isenção de Vistos (VWP).

A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) anunciou um aumento de 50% na taxa para viajantes que entram nos Estados Unidos usando o Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA). É a primeira vez que o custo sobe desde 2015.

O que é o ESTA?

O ESTA foi criado em 2008 como um sistema automatizado para estabelecer a elegibilidade dos visitantes para viajar para os EUA usando o Programa de Isenção de Vistos (VWP).

Quarenta países, incluindo a maioria dos países europeus, participam do VWP. Isso permite que viajantes de negócios e outros visitantes entrem nos EUA para estadias de no máximo 90 dias sem a necessidade de obter um visto.

O CBP usa o ESTA para determinar se os visitantes se qualificam para entrada sem visto. A autorização emitida pelo CBP é válida por dois anos.

Quando você pode solicitar um ESTA?

O CBP recomenda a solicitação pelo menos 72 horas antes de uma viagem, embora possa ser feita a qualquer momento antes do embarque.

Quanto custa?

A taxa cobrada aos turistas que chegam usando o ESTA deve aumentar de $ 14 para $ 21. O aumento de custo, que incorpora uma taxa operacional de US $ 4, foi anunciado em um comunicado no Federal Register. O aviso confirmou que a proporção da taxa de promoção de viagens aumentou de US$ 10 para US$ 17.

Quando entra em vigor o aumento da taxa ESTA?

O CBP confirmou que o aumento da taxa entrará em vigor a partir desta quinta-feira, 26 de maio. O aumento deve permanecer em vigor até 2027.