Um grupo de treze imigrantes residentes permanentes legais entrou com uma ação para encerrar o atraso dos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS, na sigla em inglês) no processo de seus pedidos de naturalização.
Os atrasos excessivos, em grande parte por causa da paralisação pela pandemia de covid-19, estão agora ameaçando a capacidade dos imigrantes de votarem nas eleições de novembro de 2022.
Os reclamantes apresentaram seus pedidos em 2020. No entanto, eles ainda estão esperando que suas entrevistas sejam agendadas, enquanto outros que entraram depois deles já se tornaram cidadãos.
Porque o USCIS armazenou seus arquivos de imigração (também conhecidos como arquivos A) nos Centros de Registros Federais – instalações de armazenamento subterrâneo operadas pela Administração Nacional de Arquivos e Registros (NARA, sigla em inglês).
Em março de 2020, essas instalações de armazenamento fecharam devido à pandemia de COVID-19. Um oficial do USCIS deve revisar o arquivo A antes de decidir se aprova o pedido de cidadania e agendar o candidato para uma cerimônia de juramento.
Dois anos depois, os Centros de Registros Federais retornaram ao quadro de funcionários completo e retomaram as operações com capacidade total. Mas as agências não fizeram nenhum plano para priorizar a recuperação dos arquivos e dar andamento nos processos.
Agora que a agência está trabalhando a plena capacidade novamente, os candidatos estão exigindo prioridade.
A ação, movida no tribunal distrital federal em Massachusetts pelo Conselho de Imigração Americano e pelo escritório de advocacia Gibbs Houston Pauw, processa o USCIS, NARA e seus respectivos chefes de agência.
Os candidatos à cidadania enfrentam uma perda por atrasos no processamento, diferente de qualquer outro candidato a um benefício de imigração. Se eles não estiverem agendados para entrevistas em breve, não poderão se tornar cidadãos dos EUA a tempo de votar nas eleições de novembro. Fonte: NPR.
O tempo médio nacional de tramitação dos pedidos de naturalização (cidadania) é de 14 meses. Mas esse é apenas o tempo de espera de processamento arquivado. No geral, o processo de naturalização envolve mais etapas e um cronograma até a cidadania pode ser mais longo.