Projeto de lei da CA busca proteger imigrantes da deportação

Por Arlaine Castro

O VISION Act proibiria transferir das cadeias para detenção de imigrantes.

Legisladores da Califórnia estão buscando impedir a deportação de imigrantes que têm laços profundos com os Estados Unidos. O VISION Act, atualmente em tramitação no senado estadual, co-patrocinado pela Human Rights Watch, proibiria a Califórnia de transferir pessoas elegíveis para libertação das cadeias e prisões do estado para detenção de imigrantes.

Na prática, a lei proporcionará aos imigrantes sujeitos a deportação uma melhor oportunidade de obter representação legal, ter melhor acesso ao apoio da comunidade e obter testemunhas e provas – tudo o que pode ajudar na sua defesa legal contra a deportação.

Se o VISION Act se tornar lei, os imigrantes libertados da detenção terão uma chance melhor de explicar seus muitos laços profundos com os EUA. Eles poderiam descrever como a deportação cortaria seus relacionamentos com suas famílias ou como eles construíram conexões com sua comunidade desde que chegaram aos EUA. Outros poderiam explicar como seu serviço nas forças armadas dos EUA aprofundou seu relacionamento com o país. Todos esses são argumentos de direitos humanos contra a deportação obrigatória.

Os legisladores da Califórnia, incluindo os senadores Tom Umberg, Richard Roth e Susan Eggman, todos veteranos militares, devem apoiar a Lei e colocar a Califórnia firmemente do lado de todos os imigrantes que têm fortes laços com suas comunidades, incluindo veteranos imigrantes.

Fonte: Human Rights Watch.