Uma criança de três anos foi repatriada ao Brasil depois que a mãe morreu ao tentar entrar de forma ilegal nos Estados Unidos. A menina foi enviada de volta ao Brasil na última sexta (1°) e entregue ao pai, que vive em Jacareí (SP), informou o G1.
De acordo com a Justiça, a criança é filha de um casal de haitianos que morava na cidade do interior paulista. Divorciada do pai da criança, a mulher namorava outro estrangeiro, com quem decidiu em maio tentar entrar de forma ilegal nos Estado Unidos.
Eles seguiram com a criança até a fronteira entre a Colômbia e o Panamá, quando a mãe não resistiu e morreu. Os detalhes de como ela teria morrido não foram informados, já que a ação corre em segredo de Justiça.
Após a morte da mulher, o homem seguiu viagem com a enteada para o México. A menina foi abrigada em uma instituição na cidade de Tapachula, na fronteira entre a Guatemala e o México, com o companheiro da mãe.
A família da mãe, que é de Jacareí, acionou o Itamaraty, que viabilizou junto ao Ministério Público o processo de guarda da criança para o pai e a repatriação, seguindo de volta ao Brasil.
O companheiro da mulher permaneceu no México por decisão própria, segundo a Justiça.
Crianças brasileiras e a travessia ilegalEm julho de 2019, uma menina brasileira de dois anos desapareceu no Rio Grande, na fronteira entre o México e os Estados Unidos. O desaparecimento da criança foi relatado no dia 1° de julho e as buscas começaram no mesmo dia, mas o corpo não encontrado e não houve resultado conclusivo, segundo o CBP. Tanto a mãe quanto o pai da criança são haitianos, mas a menina nasceu no Brasil.
Em abril de 2021, cerca de 17.650 crianças migrantes desacompanhadas estavam sob custódia do governo dos EUA, de acordo com dados do governo, incluindo 5.767 sob custódia do CBP.
Mais de 12.000 crianças imigrantes reentraram nos EUA sob custódia do CBP como menores desacompanhadas no ano fiscal de 2021 depois de serem expulsas para o México, normalmente com seus pais, sob as restrições de pandemia do Título 42, mostram estatísticas governamentais não publicadas obtidas pela CBS News.