Mineiro é preso em Massachusetts por tráfico de brasileiros para os EUA

Por Arlaine Castro

Morador de East Hartford, em Connecticut, Fagner Chaves De Lima, de 41 anos, foi detido em Worcester, Massachusetts.

O mineiro Fagner Chaves De Lima, de 41 anos, foi preso acusado de traficar pessoas do Brasil para os Estados Unidos. Morador de East Hartford, em Connecticut, ele foi detido em Worcester, Massachusetts.

De acordo com o Departamento de Justiça de Massachusetts, Lima "dirigia um negócio que contrabandeava ilegalmente indivíduos do Brasil para os Estados Unidos". Natural de Tarumirim (MG), segundo imprensa mineira, ele é acusado de atuar no ramo há mais de 20 anos e extorquir os brasileiros que chegavam. 

Os investigadores coletaram provas contra Lima por meio de um agente disfarçado. Ele registrou conversas com os suspeitos pelo WhatsApp. Na ocasião, o policial ofereceu o pagamento de US$ 15 mil pelos serviços de Lima, que concordou com o acordo.

Os valores seriam gastos para levar do Brasil para os EUA a irmã e a sobrinha do agente disfarçado. Lima teria respondido que está envolvido com o tráfico de pessoas "há 20 anos" e consegue colocar dentro do território americano pessoas "com visto, sem visto, ou se . . .[eles] são procurados pela polícia".

Em uma das mensagens anexadas ao processo, Lima também reconhece que o tráfico de pessoas é perigoso. Segundo o Departamento de Justiça, ele extorquiu as vítimas vulneráveis e suas famílias por mais dinheiro, até mesmo fazendo ameaças.

“Como todos sabemos, as operações de contrabando abusam, exploram e colocam em risco vítimas indefesas. O combate ao contrabando de pessoas e às redes de tráfico é uma das principais prioridades do nosso escritório. Este suposto crime é uma afronta à dignidade humana e um perigo para a segurança nacional”, disse a procuradora dos Estados Unidos Rachael S. Rollins.

Lima é acusado de organizar a viagem para clientes que entrassem ilegalmente nos Estados Unidos vindos do Brasil de avião ou ônibus. Ele também seria responsável por providenciar acomodações para as vítimas durante a viagem. Mas ainda durante a ida para os EUA, Lima já iniciava a prática de extorsão, ameaçando prejudicar as vítimas e suas famílias se não pagassem dinheiro adicional.

“O que Fagner Chaves De Lima é acusado de fazer é vergonhoso. Ao tentar contrabandear seres humanos para os Estados Unidos para seu próprio lucro financeiro e depois extorquir-lhes mais dinheiro, sob o medo de danos, ele demonstrou um desrespeito deliberado pela segurança de suas vidas e pelas leis de nosso país”, disse Joseph R. Bonavolonta, agente especial da Divisão de Boston do FBI no comunicado da prisão.

"Se você acredita que você ou alguém que você conhece pode ser vítima de contrabando/tráfico de pessoas, entre em contato com a Linha Direta do Centro Nacional de Recursos para Tráfico Humano pelo telefone 1-888-373-7888 ou pelo SMS 233733", pede a justiça dos EUA.