Governador do Texas ordena que polícia devolva imigrantes à fronteira

Por Arlaine Castro

A ordem amplia a missão conjunta entre o Departamento de Segurança Pública do Texas e o Departamento Militar do Texas ao longo da fronteira sul entre o Texas e o México.

O governador do Texas, Greg Abbott, ordenou na quinta-feira, 7, que a Guarda Nacional do Texas e a polícia estadual comecem a prender imigrantes que cruzaram ilegalmente a fronteira do México e ficaram no estado e os levem de volta aos portos de entrada, uma medida que pode colocar o estado em conflito direto com o governo federal sobre imigração.

Em comunicado, o governador disse que o objetivo era devolver “imigrantes ilegais à fronteira para impedir que esse empreendimento criminoso ponha em risco nossas comunidades”.

A ordem, que expandiu significativamente a Operação Lone Star - atividade potencial das tropas da Guarda e da polícia estadual ao longo da fronteira - ocorreu em meio a uma pressão crescente de conservadores e republicanos, inclusive do governador da Flórida, Ron DeSantis, para que o governador tomasse medidas ainda mais drásticas para lidar com o número recorde de chegadas do México.

A Operação Lone Star é uma missão conjunta entre o Departamento de Segurança Pública do Texas e o Departamento Militar do Texas ao longo da fronteira sul entre o Texas e o México lançada em março de 2021 para impedir que os imigrantes cruzassem a fronteira. Então, em maio de 2021, Abbott emitiu uma declaração de desastre dando-lhe autoridade para enviar a Guarda Nacional do Texas para a fronteira.

Críticos conservadores pediram uma declaração formal do governador de uma “invasão” que, argumentam os proponentes, permitiria ao governador tomar os poderes de guerra e fazer com que os policiais estaduais não apenas levassem os imigrantes de volta para a fronteira, mas também pudessem deportá-los diretamente.

A ordem do governador entrou em vigor imediatamente, mas as autoridades disseram que os detalhes práticos de como ela seria cumprida ainda estão sendo elaborados. O Departamento de Justiça está investigando a Operação Lone Star, segundo o Texas Tribune.

Agentes federais registraram 240.000 travessias em maio, a maioria delas no Texas, embora recentemente os números diários tenham caído um pouco, disse uma autoridade ao The New York Times, citando dados internos. Com informações do The New York Times.