Mãe de jovem morto por motorista indocumentado quer revogar lei de MA

Por Arlaine Castro

Lei vai beneficiar mais de 200.000 imigrantes indocumentados no estado.

A mãe de um jovem de 23 anos que foi atingido, arrastado e morto por um motorista bêbado e indocumentado em 2011 está pedindo a revogação da lei estadual que concedeu recentemente carteiras de motorista a imigrantes sem documentos em Massachusetts.

Junto com um comitê político composto por republicanos Maureen Maloney, presidente do comitê Fair and Secure Massachusetts, está tentando reunir as mais de 40.000 assinaturas certificadas necessárias até 1º de agosto para colocar em votação a revogação da Lei de Mobilidade de Trabalho e Família na cédula em 24 de novembro.

A partir de julho de 2023, a lei permitirá que aqueles sem status legal, mas com a capacidade de demonstrar sua identidade usando documentos de seu país de origem, obtenham carteiras de motorista no estado.

O governador Charlie Baker vetou a lei, mas o Legislativo estadual anulou o veto no mês passado. Para solicitar a carteira de motorista, o imigrante deverá apresentar dois documentos que comprovem sua data de nascimento e identidade, como passaporte estrangeiro vencido, documento de identificação consular ou cópia autenticada da certidão de nascimento.

Nicolas Dutan Guaman, equatoriano que matou o seu filho, está cumprindo uma sentença de 12 a 14 anos na prisão estadual por homicídio culposo enquanto dirigia sob a influência de álcool e outras acusações, mas está prestes a obter a liberdade condicional ou ainda poderá sair no próximo ano se for creditado por bom comportamento, disse Maloney.

“Não acho que deveríamos recompensar as pessoas por estarem no país ilegalmente”, disse Maloney em entrevista por telefone. “Acho que o RMV [Registro de Veículos Automotores] não está equipado para examinar adequadamente as pessoas que chegam aos Estados Unidos de mais de 100 países diferentes e poder decifrar com segurança sua documentação que, em primeiro lugar, no idioma diferente e, em segundo lugar, para validade.”

Os defensores da lei há muito dizem que ela melhorará a segurança nas estradas e aliviará as preocupações dos imigrantes de serem revelados como indocumentados e enfrentarem a deportação por causa de uma parada de trânsito ou acidente de rotina. Há cerca de 250.000 imigrantes indocumentados em Massachusetts, de acordo com um relatório de 2016 do American Immigration Council.

Uma pesquisa da Boston Globe-Suffolk University com 800 residentes de Massachusetts publicada na primavera mostrou que os moradores estavam divididos sobre a questão. 47% disseram que se opunham à lei da carteira de motorista e 46% a apoiaram, com 7% inseguros. Com informações do Boston Herald.