México vai fornecer US$ 1,5 bilhão aos EUA para ajudar na fronteira sul

Por Arlaine Castro

Posto de controle de imigrantes na fronteira México-Texas em 2021.

O governo mexicano concordou em fornecer cerca de US$ 1,5 bilhão para ajudar os Estados Unidos a lidar com a crise imigratória na fronteira sul, disse uma autoridade da Casa Branca.

O acordo foi discutido na terça-feira quando o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador se encontrou com o presidente Joe Biden na Casa Branca.

O objetivo é fortalecer a capacidade dos EUA de rastrear e processar imigrantes e melhorar a velocidade e a segurança da triagem de fronteira. Durante a Cúpula das Américas em junho, Biden anunciou uma série de compromissos, incluindo centenas de milhões de dólares em ajuda a causas de refugiados e imigrantes. Na ocasião, o presidente mexicano não compareceu ao evento, causando desconforto sobre a questão.

De acordo com comunicado da Casa Branca, o México concordou em pagar por uma série de projetos por meio de um esforço conjunto de vários anos ao longo das fronteiras dos dois países, incluindo a “modernização” dos portos de entrada e o aprimoramento dos processos de triagem de imigrantes que tentam cruzar do México para os EUA com pedidos de asilo ou outros processos imigratórios.

Os detalhes exatos dos novos projetos ainda estão sendo trabalhados, mas o novo acordo não resultará na construção de qualquer tipo de muro ou barreira de fronteira, disse o responsável.

Mais de 239.000 imigrantes foram registrados nos postos de controle na fronteira sul em maio, o maior total mensal já registrado.