USCIS corre para emitir 280.000 green cards disponíveis

Por Arlaine Castro

US permanent resident card Photo iStock

Um superávit recorde de green cards disponíveis este ano está pressionando os principais funcionários das agências de imigração a emitir todos os vistos disponíveis antes do final do ano fiscal.

Mais de 66.000 green cards baseados em emprego foram desperdiçados no ano passado, enquanto funcionários dos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA trabalhavam com enormes atrasos causados por pandemias e um número sem precedentes de petições para vistos de trabalho.

O USCIS acabou por emitir 180.000 green cards no ano passado – mais do que um ano típico, mas ainda bem aquém do número total disponível.

A agência enfrenta uma carga de trabalho ainda maior este ano do que no ano passado – 280.000 green cards em comparação com 262.000 no ano fiscal de 2021 – mas disse que está bem posicionada para emitir todos os vistos disponíveis antes do ano fiscal terminar em 1º de setembro 30.

O número sem precedentes de green cards disponíveis para trabalho pode significar uma infusão de novos trabalhadores móveis para ajudar a suprir uma escassez de mão de obra contínua. Ao contrário dos vistos de trabalho temporários, como os H-1Bs, os green cards permitem que os trabalhadores troquem de empregador livremente sem perder seu status de imigração.

O alto número de green cards disponíveis nos últimos dois anos é resultado de fechamentos e capacidade limitada nas embaixadas e escritórios consulares dos EUA em meio à pandemia de Covid-19. Muitos vistos familiares que o Departamento de Estado não processou no exterior “passaram” no ano seguinte para a categoria baseada em emprego, que normalmente tem um limite de 140.000 vistos por ano.

Falhas anteriores no processamento de vistos antes do prazo do ano fiscal levaram um grupo de solicitantes de green card chineses e indianos a processar o USCIS no tribunal distrital federal no estado de Washington nesta semana. A reclamação argumentou que o desperdício de green card é uma “crise auto-criada” porque a agência só conta os vistos como emitidos após um longo processo de adjudicação.

Para dar conta, a agência já transferiu alguns recursos da equipe de outros serviços de imigração para o processamento de green cards e também redistribuiu os pedidos entre os escritórios de campo para distribuir as cargas de trabalho de maneira mais uniforme. Fonte: Bloomberg News.