Ônibus com imigrantes indocumentados estão sendo enviados para NY, diz prefeito

Por Arlaine Castro

A cidade está vendo um aumento acentuado no número de requerentes de asilo que estão chegando da América Latina e de outras regiões.

Além de Washington DC e outras cidades, ônibus cheios de imigrantes indocumentados requerentes de asilo nos EUA estão sendo enviados para Nova York, segundo o prefeito da cidade, Eric Adams.

A cidade está vendo um aumento acentuado no número de requerentes de asilo que estão chegando da América Latina e de outras regiões, disse o prefeito, que pediu ao governo federal apoio e verba para lidar com o aumento de pessoas que procuram o sistema de saúde e outros serviços públicos. 

"Em alguns casos, as famílias estão chegando em ônibus enviados pelos governos do Texas e Arizona, enquanto em outros casos, parece que os indivíduos estão sendo enviados pelo governo federal", disse Adams.

Ele está pedindo recursos federais para ajudar no influxo de mais de 2.800 pessoas no sistema de abrigos da cidade de Nova York. Adams diz que a cidade está trabalhando com o governo federal em um esforço para fornecer apoio e recursos a eles.

"Nova York foi e sempre será uma cidade de imigrantes que recebe os recém-chegados de braços abertos", disse Adams. "Esse valor tornou nossa cidade um farol de liberdade para as pessoas em todo o mundo e a potência econômica e cultural que é. Esses mesmos valores humanitários se aplicam àqueles que estão em situação de rua".

Ele adverte que, se os fundos federais não forem fornecidos, a cidade pode ter dificuldades para fornecer o apoio adequado.

"Por lei, os requerentes de asilo têm o direito de estar nos Estados Unidos enquanto buscam proteção humanitária", disse Adams. "Na cidade de Nova York, somos responsáveis pelo fornecimento de serviços e infraestrutura para requerentes de asilo recém-chegados e populações atualmente residentes".

Cidades de estados fronteiriços estão recebendo boa parte dos imigrantes, o que vem sobrecarregando o sistema de abrigos. Canal Fox5.

Desde abril, o governador do Texas, Greg Abbott, passou a enviar ônibus cheio de imigrantes para Washington, D.C., em crítica à política imigratória do governo federal de encerrar a Título 42, medida que impedia os postos de controle de aceitar imigrantes que não atendiam a certos requisitos para asilo.