México vai passar a exigir visto físico de brasileiros a partir de 18 de agosto

Por Arlaine Castro

. Desde o fim de 2021, passou a ser requerida a autorização eletrônica de viagem para quem não tivesse o visto americano ou canadense. Agora, será necessário apresentar o visto físico.

O governo do México publicou nesta quarta-feira, 3, o decreto determinando a volta da exigência de visto físico para turistas brasileiros a partir de 18 de agosto. A medida visa frear a entrada de visitantes que chegam ao país e depois tentam imigrar ilegalmente para os Estados Unidos.

O visto mexicano terá um custo de US$ 48 dólares (pouco mais de R$ 250 no câmbio atual). Quem já possui o visto americano ou canadense não precisa tirar o visto mexicano.

Durante alguns anos, turistas brasileiros não precisaram de nenhuma autorização para entrar no México.  Porém, desde o fim de 2021, passou a ser requerida a autorização eletrônica de viagem para quem não tivesse o visto americano ou canadense. Agora, será necessário apresentar o visto físico.

A medida faz parte de ações do governo mexicano para tentar frear a imigração ilegal para os Estados Unidos. De acordo com dados oficiais, o Brasil é o 7º país com mais pessoas que tentam atravessar as fronteiras ilegalmente.

“A medida não proíbe a entrada de brasileiros como visitantes sem permissão para realizar atividades não remuneradas, mas agora eles terão que buscar o visto no consulado mexicano, como fazem atualmente os brasileiros que pretendem entrar por terra ou mar”, afirmou o governo mexicano.

Conforme divulgado pela Embaixada do México no Brasil, serão dispensados do visto físico para o México:

- Aqueles que possuem visto de turismo vigente do Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte ou qualquer país do Espaço Schengen;

- Residentes permanentes no Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte, um dos países do espaço Schengen, da União Europeia ou da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru).