CBP conclui biometria facial em todos os aeroportos internacionais dos EUA

Por Arlaine Castro

Em junho, a agência completou o programa em todos os aeroportos internacionais para viajantes que desembarcam nos EUA.

Todos os aeroportos internacionais dos Estados Unidos contam com a tecnologia de biometria facial. A Alfândega e Proteção de Fronteiras (U.S. Customs and Border Protection) expandiu a tecnologia para garantir e agilizar ainda mais as viagens internacionais.

O esforço é um marco para o programa biométrico de entrada/saída e complementa o embarque biométrico, que está atualmente somente em alguns aeroportos. Em junho, a agência completou o programa em todos os aeroportos internacionais para viajantes que desembarcam nos EUA.

Simplified Arrival

A Chegada Simplificada (Simplified Arrival) é um processo de chegada internacional aprimorado que usa biometria facial para automatizar as verificações manuais de documentos que já são necessárias para admissão nos Estados Unidos.

"Esse processo oferece aos viajantes uma experiência de viagem segura e sem contato, ao mesmo tempo em que cumpre um mandato de longa data do Congresso para registrar biometricamente a entrada e saída de viajantes estrangeiros", explica o CBP.

Além disso, viajantes estrangeiros que já estiveram nos EUA podem não precisar mais fornecer impressões digitais, pois sua identidade será confirmada por meio do processo biométrico facial sem toque.

"Quando um viajante chega a um aeroporto internacional, ele faz uma pausa para uma foto no ponto de inspeção principal. Um oficial do CBP revisará e consultará o documento de viagem, que recuperará o passaporte ou a foto do visto do viajante no banco de dados do governo e o comparará com a nova foto.

Esse processo aprimorado usando biometria facial leva apenas alguns segundos e tem mais de 98% de precisão", complementa a agência.

Caso o viajante não queira passar pela inspeção biométrica e possa ser excluído da exigência, ele deverá apresentar um documento de viagem válido para inspeção.

Proteção de dados

Para proteger a privacidade de todos os viajantes, o CBP disse que inseriu proteções de segurança técnica e limitou a quantidade de informações de identificação pessoal usadas no processo biométrico facial. Novas fotos de cidadãos americanos serão apagados dentro de 12 horas e as fotos da maioria dos estrangeiros serão armazenadas em um sistema seguro do Departamento de Segurança Interna, sem especificidade de tempo.

Desde setembro de 2018, o CBP expandiu a biometria facial e impediu que mais de 1.450 impostores entrassem ilegalmente nos Estados Unidos usando documentos de viagem genuínos que foram emitidos para outras pessoas.

Até o momento, mais de 171 milhões de viajantes participaram do processo de comparação facial biométrica nos portos de entrada aéreos, terrestres e marítimos dos EUA, informou a agência.