Juiz libera vídeo de processo em que oficial do ICE pressiona pescoço de imigrante com o pé
Um vídeo divulgado em um processo civil federal mostra um agente do Immigration and Customs Enforcement (ICE) com o pé no pescoço de um imigrante durante uma operação em 2018, informou a NBC News.
O vídeo foi lançado devido a uma ação movida por quase 100 imigrantes sobre uma invasão a uma fábrica de aves em Bean Station, no Tennessee, durante operações do ICE em busca de indocumentados em locais de trabalho realizadas por ordem do governo Trump em 2018, de acordo com o Tennessee Lookout. Os imigrantes alegam que seus direitos civis foram violados devido ao uso excessivo da força.
No vídeo, um imigrante que não é identificado no processo corre por várias salas para fugir dos agentes antes de ser abordado por dois deles e mantido no chão. Ele não parece estar resistindo quando os dois agentes puxam suas mãos para trás em uma tentativa de contê-lo. Então, um dos policiais, identificado no processo judicial como John Witsell, coloca o pé em cima do pescoço do imigrante por 25 segundos.
Os advogados que representam os imigrantes dizem que Witsell usou força excessiva. Frank Figliuzzi, um colaborador da NBC News que atuou como supervisor de direitos civis do FBI em São Francisco, disse que o que o vídeo mostra é “inaceitável”.
“Nenhuma academia de polícia em qualquer lugar ensinaria você a colocar sua bota no pescoço de alguém, a menos que você esteja lutando por sua vida”, disse o ex-funcionário do FBI.
A porta-voz do ICE, Tanya Román, disse à Axios que a agência "não tolera má conduta" e passará por uma revisão de suas políticas de uso de força. “Embora o incidente em questão tenha ocorrido em 2018 e tenha sido tratado internamente na época, agora é objeto de litígio”, disse Román.
Na época, o agente Witsell foi entrevistado pelo Escritório de Responsabilidade Profissional do ICE sobre o incidente, mas não está claro se ele foi punido. Durante um depoimento sobre o caso, o parceiro no incidente, Francisco Ayala, testemunhou que “não havia razão” para Witsell colocar o pé no pescoço do homem.
O homem parece estar ileso quando é levantado no final do vídeo, mas colocar “esse tipo de peso no pescoço pode impedir as vias aéreas da pessoa", disse Figliuzzi.
Os advogados que representam os oficiais do ICE argumentaram que o vídeo deveria permanecer sob sigilo, mas o juiz do caso decidiu recentemente a favor de sua divulgação.
Embora um pouco diferente, o movimento do joelho ao pescoço é amplamente proibido pelos departamentos de polícia devido aos ferimentos que podem resultar dele, relata a CNN. Foi o mesmo movimento usado por policiais em George Floyd antes de sua morte em maio de 2020, no Minnesotta. Com informações da NBC News.