Saiba quais os 8 estados mais amigáveis aos imigrantes nos EUA

Foram analisados dados sobre leis, liderança governamental, oportunidades de trabalho, habitação, sistemas sociais, econômicos e políticos.

Por Arlaine Castro

A Califórnia é o estado mais 'amigo dos imigrantes', segundo a 'Monito's'.

Os Estados Unidos são literalmente um país de imigrantes. Sua história de acolhimento de cidadãos de outros países, que atingiu o pico no início de 1900, permanece viva em sua narrativa nacional e em seus muitos estados amigos dos imigrantes.

Mais de 44,9 milhões de imigrantes viviam nos Estados Unidos em 2019, a alta numérica histórica desde que os registros do censo foram mantidos. Em 2019, os imigrantes representavam 13,7% da população total dos EUA, número que permanece aquém do recorde de 14,8% em 1890.

Para saber quais os melhores estados e cidades para os imigrantes nos EUA, a 'Monito's List for 2022' analisou importantes dados dos sistemas sociais, econômicos e políticos que apoiam os recém-chegados e suas comunidades. São eles:

1. Califórnia

Com três cidades classificadas como as principais cidades de imigrantes na América (Fremont, Chula Vista e San Jose), a Califórnia é a vencedora clara deste concurso. As cédulas da Califórnia devem ser impressas em mais de 14 idiomas diferentes, para promover o engajamento cívico da população diversificada do estado. A Califórnia ganhou reputação como um centro de tecnologia, entretenimento e várias outras indústrias massivas, e abriga incríveis 829.369 empreendedores imigrantes – o maior número do país.

2. Illinois

A metrópole de Illinois, Chicago, obteve a pontuação geral mais alta da cidade pela New American Economy, com desempenho notável em todas as categorias de política de imigração. O Departamento de Assuntos Comerciais e Proteção ao Consumidor é uma agência governamental específica da cidade de Chicago que ajuda os imigrantes a abrir negócios. Na frente legal, Illinois implementou algumas das políticas mais inclusivas do país, como permitir que estudantes indocumentados paguem preços “no estado” pelo ensino superior. Com 13,9% da população do estado sendo de origem imigrante, o sistema educacional de Illinois é fundamental para a prosperidade de seus residentes e cidadãos migrantes.

3. New York

A cidade de Nova York é definida como a porta de entrada da América para imigrantes em todo o mundo. E isso permanece em grande parte verdade, já que mais de 22% do estado de Nova York é composto por imigrante. Graças ao grande número de programas de treinamento vocacional e apoio ao empreendedorismo da cidade de Nova York direcionados a imigrantes, os imigrantes do Queens têm maior probabilidade de se tornar empreendedores do que seus colegas nascidos nos EUA. O estado, como um todo, tem em média uma alta expectativa de vida de 80 anos, e um bom sistema de educação pública também.

4. New Jersey

Jersey City ficou entre as dez primeiras na lista mais recente da New American Economy das cidades mais amigáveis aos imigrantes, com uma pontuação de 4,25. O estado de New Jersey era considerado dependente de imigrantes pela Nova Economia Americana porque os imigrantes eram quase inteiramente responsáveis pelo crescimento da população em idade ativa. Enquanto muitos residentes nascidos em New Jersey deixaram o estado nos últimos anos, os imigrantes entraram, trabalharam e mantiveram o seu crescimento. Outros estados terão que aprender a atrair imigrantes como Nova Jersey faz para que suas populações permaneçam social e economicamente à tona no futuro.

5. Maryland

Embora o número total de imigrantes de Maryland seja menor do que os de Nova York ou Nova Jersey, a porcentagem de imigrantes de Maryland que se tornam empreendedores (6,9%) excede em muito a média. Essa é apenas uma das razões pelas quais sua capital, Baltimore, recebeu uma pontuação socioeconômica de 4,50 e uma pontuação geral de 4,25 no estudo de 2021 da New American Economy. Baltimore pressionou para melhorar o apoio legal aos imigrantes, incluindo a reforma da polícia local e o alívio de pequenas empresas durante a crise da covid-19.

6. Geórgia

Atlanta, na Geórgia, é uma daquelas cidades americanas em rápido crescimento que está fazendo ondas com sua cena musical influente, vida de baixo custo e economia em expansão. Não apenas imigrantes, mas também residentes nascidos nos EUA estão deixando suas cidades natais para Atlanta. Na verdade, a Geórgia é um dos estados que mais crescem no país. Entre 2000 e 2018, a população da Geórgia aumentou mais de 28% – ou mais de 2,3 milhões de pessoas. Sua economia quase dobrou de US$ 307 bilhões em 2000 para US$ 592 bilhões em 2018. Essa vibração é uma das razões pelas quais Atlanta obteve uma pontuação socioeconômica de 4,50 pela Nova Economia Americana.

7. District of Columbia

O Distrito de Columbia ganha o 7º lugar nesta lista graças em grande parte às suas políticas de inclusão de imigrantes. A liderança do governo e o apoio da comunidade aos imigrantes em Washington, D.C. foram pontos altos, pois existe uma gama diversificada de organizações comunitárias em D.C. e são ouvidas quando os legisladores consultam o público.

8. Washington

O estado de Washington no Noroeste do Pacífico entra na lista para 2022 graças às suas políticas de imigração inclusivas. Seattle – e cidades menores também – mantém um escritório local dedicado à inclusão de imigrantes com funcionários bilíngues ou serviços de tradução contratados. Isso, juntamente com cédulas de votação multilíngues, auxilia os residentes em suas necessidades linguísticas e em seu engajamento cívico.

Veja a pesquisa no site Monito 2022.