Brasileiro procurado por estupro de adolescente no BR é preso em Maryland

Por Arlaine Castro

Thomas Francis Donschat, de 29 anos, é foragido da justiça brasileira e foi detido no dia 23 de junho em Rockville, Maryland.

Um brasileiro procurado por estupro de adolescente em Santa Catarina foi preso em Maryland. Thomas Francis Donschat, de 29 anos, é foragido da justiça brasileira e foi detido no dia 23 de junho em Rockville, Maryland, por oficiais do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) e das Operações de Remoção (ERO) de Baltimore.

O Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina emitiu um mandado de julgamento para Donschat em junho de 2020, devido à sua acusação de estupro de vulnerável (menor de 13 anos). A Polícia Federal do Brasil solicitou assistência na apreensão de Donschat.

Segundo as autoridades, o brasileiro teria entrado nos Estados Unidos de forma ilegal, "em uma data e local desconhecidos sem ser inspecionado, admitido ou em liberdade condicional por um oficial de imigração".

“Este julgamento é uma vitória significativa para a ICE ERO Baltimore e nossos parceiros de aplicação da lei”, disse Lyle Boelens, diretor do escritório de campo da ERO Baltimore. “Donschat fugiu da justiça e tentou escapar da captura escondendo-se nos Estados Unidos. Seu julgamento deve servir como um lembrete para os indivíduos que procuram tentar o mesmo crime, que a justiça não tem fronteiras”.

Em 15 de junho, o ERO Baltimore recebeu informações do ICE sobre o paradeiro de Donschat. Em 23 de junho, oficiais prenderam Donschat e emitiram uma Notificação para Comparecimento (NTA), Formulário I-862 de acordo com a Lei de Imigração e Nacionalidade (INA), conforme um não cidadão presente sem admissão ou liberdade condicional. Donschat permanecerá sob custódia do ERO até o resultado de seu processo de remoção.

No ano fiscal (FY) 2021, o ERO prendeu 12.025 indivíduos com condenações criminais agravadas. Os crimes associados a não cidadãos presos no ano fiscal de 2021 incluíram 1.506 crimes relacionados a homicídio, 3.415 agressões sexuais, 19.549 agressões, 2.717 roubos e 1.063 sequestros.

O público pode denunciar crimes e atividades suspeitas ligando para 1-866-347-2423 ou preenchendo o formulário de denúncia do ICE.