Washington D.C. declara emergência pública por chegadas de imigrantes do Arizona e Texas

Por Arlaine Castro

A prefeita de Washington D.C., Muriel Bowser, declarou uma emergência de saúde pública em resposta aos milhares de imigrantes que chegam à capital do país de ônibus do Arizona e do Texas.

A prefeita de Washington D.C., Muriel Bowser, declarou uma emergência de saúde pública em resposta aos milhares de imigrantes que chegam à capital do país de ônibus do Arizona e do Texas.

Bowser anunciou ainda um novo escritório do governo encarregado da resposta local aos imigrantes que chegam, que também apoiará os recém-chegados que buscam asilo. A declaração de emergência por tempo limitado oferece a Bowser e seu governo mais poder e flexibilidade, o que significa que as autoridades poderão mobilizar pessoas e recursos mais rapidamente e buscar assistência financeira federal.

"Estamos implementando uma estrutura que nos permitiria ter uma resposta coordenada com nossos parceiros", disse Bowser, democrata, na quinta-feira, 8. “Isso incluirá um programa para atender a todos os ônibus e, como a maioria das pessoas seguirá em frente, nosso foco principal é garantir que tenhamos um processo humano, eficiente e bem-vindo que permita que as pessoas sigam para seu destino final”.

DC alocará US $ 10 milhões para estabelecer e apoiar o novo escritório, e a prefeita disse que buscará o reembolso de parte desse financiamento por meio da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências.

O governador republicano do Texas, Greg Abbott, começou a transportar imigrantes de ônibus para a capital do país em abril para protestar contra as políticas de imigração do governo Biden. Abbott e o governador do Arizona, Doug Ducey, também republicano, até agora enviaram centenas de ônibus para DC e nenhum deles expressou qualquer intenção de parar.

Até o dia do anúncio, o gabinete do governador do Texas havia enviado mais de 7.900 migrantes em mais de 190 ônibus para D.C, mais de 2.200 migrantes em mais de 40 ônibus para Nova York e mais de 300 migrantes em mais de cinco ônibus para Chicago.

Uma planilha do governo estadual obtida pela CNN por meio de uma solicitação do Freedom of Information Act mostra que, em 9 de agosto, o Texas pagou US$ 12.707.720,92 ao Wynne Transportation, o serviço de fretamento que leva imigrantes para Nova York e DC. Já o Arizona enviou 46 ônibus transportando 1.677 imigrantes somente para DC.

O novo Escritório de Serviços de Migrantes do Distrito ficará dentro do Departamento de Serviços Humanos e fornecerá necessidades básicas, incluindo refeições, transporte, atendimento médico urgente e transporte para conectar as pessoas aos serviços de reassentamento.

No mês passado, o Departamento de Defesa negou pela segunda vez o pedido de Bowser para ativar a Guarda Nacional de DC. Com informações da CNN.

With the Office of Migrant Services, we are staying true to our #DCvalues and building a system that supports a compassionate, consistent, and well-coordinated response.

Read more in this week's newsletter ??

— Mayor Muriel Bowser (@MayorBowser) September 9, 2022