Conheça as diferenças partidárias nas prioridades da política de imigração dos EUA

Por Arlaine Castro

Os republicanos deram maior importância à segurança das fronteiras e deportações de imigrantes, enquanto democratas expressaram a priorização de caminhos para o status legal.

Uma pesquisa divulgada na quinta-feira, 8, pelo Pew Research Center descobriu que republicanos e democratas divergem sobre quais deveriam ser os objetivos mais importantes do sistema de imigração do país.

Dos 7.647 adultos pesquisados aleatoriamente, aqueles que se identificaram como republicanos deram maior importância à segurança das fronteiras e deportações de imigrantes que vivem ilegalmente no país. Os mais democratas expressaram a priorização de caminhos para o status legal para aqueles que entraram no país ilegalmente, especialmente para aqueles que vieram ainda crianças.

Mais de 1,6 milhão de encontros com imigrantes ao longo da fronteira EUA-México foram relatados pela Patrulha de Fronteira dos EUA em 2021 – o maior total anual já registrado.

Embora o México tenha sido o país de origem mais comum para imigrantes no ano passado, 62% deles vieram de outras nações, o maior total anual para não mexicanos desde 2000.

Durante esses encontros, os imigrantes enfrentam remoção e são imediatamente expulsos para seu país de origem ou último país de trânsito, ou apreensão, em que ficam detidos nos Estados Unidos, pelo menos temporariamente.

Segurança ao longo da fronteira EUA-México

Apesar das diferentes visões sobre como o governo deve lidar com o aumento da imigração, 73% dos americanos disseram que aumentar a segurança ao longo da fronteira EUA-México para reduzir as travessias ilegais deve ser uma meta muito (44%) ou pouco (29%) importante da sua política de imigração.

Mais de 90% dos republicanos pesquisados e independentes de tendência republicana disseram que a segurança nas fronteiras deveria ser uma meta importante, enquanto uma maioria menor, 59% dos democratas e democratas, disseram que deveria ser pelo menos um pouco importante.
Embora ambos os partidos enfatizem a necessidade de segurança, apenas 22% dos democratas a descreveram como uma meta "muito" importante.

Caminho para legalização

Acolher refugiados civis que estão fugindo da guerra e da violência em seu país, bem como permitir que crianças que vieram ilegalmente permaneçam nos EUA e solicitem status legal, são as segundas maiores prioridades relatadas pela maioria dos americanos, embora de mais democratas do que republicanos .

Cerca de dois terços do público também disseram que querem que o sistema de imigração facilite para os cidadãos e residentes legais dos EUA patrocinar membros da família para imigrar para o país.

Legalização x Deportação

Algumas das questões mais urgentes do sistema de imigração para a maioria dos americanos, no entanto, se contradizem.

Enquanto seis em cada dez disseram que o governo deveria estabelecer melhores maneiras para os imigrantes atualmente no país permanecerem legalmente, uma parcela semelhante de pessoas, 57%, disse que as deportações desses imigrantes devem ser aumentadas.

Mas há uma grande lacuna partidária sobre a questão do que fazer com os imigrantes que já vivem ilegalmente nos EUA.

Cerca de 80% daqueles a favor do aumento das deportações eram republicanos, enquanto a mesma quantidade de democratas era a favor de melhorar as formas de obter status legal.

As visões ideológicas mais intensas foram expressas por republicanos conservadores, que mostraram forte apoio a objetivos de imigração mais restritivos, como maior segurança nas fronteiras e aumento de deportações, e democratas liberais, que, por outro lado, apoiam mais o estabelecimento de caminhos para a legalização de imigrantes indocumentados.

De acordo com o centro de pesquisa, muitas das visões de imigração do público permaneceram as mesmas nos últimos anos, mas houve algumas mudanças notáveis desde 2019, provavelmente devido ao maior foco de campanha do ex-presidente Donald Trump no controle de fronteiras.

Desde então, houve um aumento de 3% no favorecimento de mais deportações e um aumento de 5% no aumento da segurança nas fronteiras.

Pelo contrário, o apoio de vias para o status legal para imigrantes atualmente no país ilegalmente diminuiu dramaticamente 67% nos últimos três anos, especialmente de republicanos conservadores. Fonte: Courthouse News Service.