Imigrantes são encontrados dentro de caixotes e malas durante travessia ilegal

Por Arlaine Castro

Os imigrantes estavam escondidos em caixotes, malas ou amontoados na traseira de caminhões e até caminhões-pipa.

O Departamento de Justiça dos EUA, juntamente com seus parceiros, desmantelou uma quadrilha de traficantes de imigrantes no Texas que atravessava ilegalmente as pessoas do México para os Estados Unidos dentro de caixotes, malas e outras formas perigosas.

A Força-Tarefa Conjunta Alpha, composta por agentes do DHS, FBI, US Drug Enforcement Administration e outros órgaõs resultou na prisão de oito contrabandistas de seres humanos, divulgada no dia 13 de setembro.

Erminia Serrano Piedra, de 31 anos, também conhecida como Irma e The Boss Lady, é a suposta líder da rede de tráfico de pessoas. Os outros co-réus presos incluem Kevin Daniel Nuber, 41, também conhecido como Capitão; Laura Nuber, 40, também conhecida como La Barbie; Lloyd Bexley, 51; Jeremy Dickens, 45; Katie Ann Garcia, 39, também conhecida como La Guera; Oliveria Piedra-Campuzana, 53; e Pedro Hairo Abrigo, 33. Os supostos traficantes de seres humanos foram presos no Texas, Louisiana, Mississippi e Alabama.

De acordo com uma acusação do Departamento de Justiça dos EUA revelada no Distrito Sul do Texas, os contrabandistas “facilitaram o transporte ilegal e o movimento de imigrantes dentro dos Estados Unidos em condições deploráveis para obter lucro”.

As vítimas são cidadãos do México, Guatemala e Colômbia. Os imigrantes ou suas famílias pagaram a membros da organização para ajudá-los a viajar ilegalmente para e dentro dos Estados Unidos.

De acordo com a acusação, os contrabandistas usavam motoristas para pegar os imigrantes perto da fronteira EUA-México e transportá-los para o interior dos Estados Unidos escondidos em malas ou amontoados na traseira de caminhões, caminhões-pipa ou caixas de madeira amarradas a reboques, afirma a acusação.

Os motoristas da organização teriam recebido até US$ 2.500 por cada imigrante que transportaram ilegalmente. Durante a travessia, os imigrantes eram colocados em esconderijos ao longo do caminho em cidades como Laredo e Austin.

Durante a operação, as autoridades confiscaram três propriedades e dinheiro no valor de quase US $ 2,3 milhões dos acusados.

“Os contrabandistas de seres humanos são criminosos que não se importam com a vida humana”, disse o vice-comissário de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, Troy Miller.

“Eles mentem para ganhar dinheiro, convencendo imigrantes vulneráveis a entregar o que muitas vezes são suas economias em troca de promessas vazias de chegar aos Estados Unidos. Os contrabandistas abandonam regularmente os imigrantes no deserto ou nas montanhas sem comida ou água, deixando-os para morrer.”