Xerife do Texas abre investigação sobre envio de imigrantes por DeSantis para Martha's Vineyard (MA)

Por Arlaine Castro

Governador Ron DeSantis disse que o programa de realocação continuará.

Um xerife do Texas abriu uma investigação sobre as circunstâncias em torno da decisão do governador da Flórida Ron DeSantis de levar um grupo de imigrantes de San Antonio para Martha's Vineyard, em Massachusetts, twittou a agência do condado de Bexar na noite de segunda-feira, 19.

“O Gabinete do Xerife do Condado de Bexar abriu uma investigação sobre os migrantes que foram atraídos do Migrant Resource Center, localizado no Condado de Bexar, TX, e levados de avião para a Flórida, e depois deixados à própria sorte em Martha's Vineyard, MA. Além disso, estamos trabalhando com advogados particulares que representam as vítimas, bem como organizações de advocacia em relação a este incidente", twittou o Gabinete do Xerife do Condado de Bexar, Javier Salazar, democrata, em oposição à DeSantis, que é republicano.

A agência disse que também está “se preparando para trabalhar com quaisquer agências federais que tenham jurisdição concorrente, caso haja necessidade”. Autoridades de Massachusetts disseram no domingo, 18, que também solicitaram uma investigação federal sobre tráfico de pessoas como resultado do transporte de imigrantes.

Enquanto isso, os democratas da Câmara da Flórida dizem que o governador não estava jogando de acordo com as regras estabelecidas no orçamento da Flórida quando US$ 12 milhões foram alocados para o transporte de migrantes.

Eles enviaram uma carta ao presidente da Câmara e ao presidente do orçamento na segunda-feira, 19, levantando uma objeção à decisão do governador. Segundo eles, os imigrantes eram na verdade refugiados e requerentes de asilo, que, de acordo com a lei federal, podem permanecer nos Estados Unidos enquanto o processo de asilo se desenrola.

De acordo com a carta, os fundos foram alocados para “facilitar o transporte de estrangeiros não autorizados deste estado de acordo com a lei federal, onde ‘estrangeiro não autorizado’ significa uma pessoa que está ilegalmente presente nos Estados Unidos”.

Os parlamentares democratas argumentam ainda que "uma votação para o orçamento não é uma carta branca", disse o deputado Fentrice Driskell, D-Tampa. “(Não é) aprovação do governador para fazer o que quiser.”

A carta argumenta que qualquer intenção que os imigrantes possam ter de vir para a Flórida não é motivo suficiente para “interceptá-los".

Um alto funcionário do governo DeSantis disse ao Local 10 News, na segunda-feira, que as famílias venezuelanas nunca receberam promessas de emprego ou moradia, como foi informado anteriormente por algumas autoridades. Em vez disso, eles foram informados de que em Massachusetts, pode haver muito mais recursos para imigrantes.

“A Flórida deu a eles a oportunidade de buscar pastagens mais verdes em uma jurisdição santuário que oferecia maiores recursos para eles, como esperávamos. A menos que a guarda nacional do MA tenha abandonado esses indivíduos, eles receberam acomodações, sustento, roupas e mais opções para ter sucesso após sua sedução injusta nos Estados Unidos, ao contrário dos 53 imigrantes que morreram em um caminhão encontrado abandonado no condado de Bexar em junho. ”

DeSantis, no entanto, disse que mais envios serão feitos e continua a criticar o governo Biden pela onda de imigrantes na fronteira sul, e deixando claro que ele acha que os republicanos deveriam usar a imigração como tema central. “Acho que conseguimos mostrar que a fronteira é um desastre”, disse DeSantis. Com informações do Politico e CNN.