Imigrantes que moram perto de centro de detenção são mais propensos a serem presos

Relatório feito com dados de 2018 comparou a capacidade de detenção e taxas de apreensão.

Por Arlaine Castro

É maior número de detenção em condados com mais instalações do ICE.

Os imigrantes têm 2 a 6 vezes mais chances de serem presos se morarem perto de um centro de detenção, de acordo com um novo relatório da Detention Watch Network, do Immigrant Legal Resource Center e da Ceres Policy Research. Defensores dizem que confirma o que eles sabem há anos.

Existe uma ligação direta entre as prisões de Imigração e Alfândega e a disponibilidade e capacidade das prisões de imigração, já que os imigrantes em condados com mais instalações de detenção são significativamente mais propensos a serem presos e detidos pelo ICE, afirma o relatório.

Erika Guadalupe Núñez, diretora executiva do grupo de direitos dos imigrantes latinos Juntos, diz que tem visto um aumento no número de imigrantes sendo presos na Filadélfia. Eles acreditam fortemente que está ligado à abertura do Moshannon Valley Correctional Center, o maior centro de detenção de imigrantes no Nordeste, no ano passado.

“A detenção de imigrantes está enraizada no encarceramento em massa em todos os condados e estados dos EUA”, disse Mitzia Martinez, pesquisadora da Ceres Policy Research. “As comunidades de cor, particularmente as comunidades de imigrantes negros, são as mais visadas. Encolher e, em última análise, abolir o sistema de detenção deve ser uma prioridade na luta pela justiça imigrante e racial”.

O relatório se baseia em dados de 2018 sobre capacidade de detenção e taxas de apreensão em todo o país de uma variedade de fontes primárias e secundárias, incluindo relatórios TRAC e registros públicos do ICE.

Outras descobertas importantes do relatório: O maior número de prisões do ICE ocorre em condados com a maior proporção de prisões por aplicação da lei criminal, e os imigrantes nesses condados eram quatro vezes mais vulneráveis à prisão. Os condados com o maior número de apreensões se alinham com os locais de algumas das maiores instalações de detenção de imigrantes do ICE.

As principais recomendações para defensores e funcionários do governo foram detalhadas no relatório: elas incluem cortar contratos do ICE, encerrar transferências, exigir liberações em vez de transferências, coordenar com as comunidades que trabalham para desmantelar o sistema carcerário e muito mais. Fonte: Documented.com.