Chegada ilegal de imigrantes pelo mar do sul da Flórida aumentou 450%

Por Arlaine Castro

De acordo com a Patrulha da Fronteira, as autoridades responderam a 32 desembarques de imigrantes no sul da Flórida desde 1º de outubro, com mais de 450 pessoas detidas.

O aumento sem precedentes de chegadas ilegais de imigrantes pelo mar do sul da Flórida chegou a 450% neste mês de outubro.

Em um período de 24 horas, na terça-feira, 18, autoridades federais relataram mais de uma dúzia de desembarques nas Florida Keys. A maior parte é de imigrantes cubanos, mas também há haitianos e cidadãos de outras nacionalidades, inclusive brasileiros, que se arriscam pela travessia ilegal em alto mar para entrar nos Estados Unidos.

De acordo com a Patrulha da Fronteira, as autoridades responderam a 32 desembarques de imigrantes no sul da Flórida desde 1º de outubro, com mais de 450 pessoas detidas.

Em um caso, um dos 26 homens a bordo de um barco rústico que desembarcou em uma pequena ilha ao largo de Key West ficou ferido. Outro podia ser visto segurando uma bandeira americana enquanto caminhava pela água. Logo depois um outro grupo desembarcou em uma comunidade de trailers em Marathon.

“Eles pareciam bem saudáveis”, disse o morador Butch Francisco ao Local 10. “Eles disseram que estavam a apenas 30 horas de Cuba até aqui.”

Os imigrantes foram levados para a estação da Patrulha da Fronteira em Marathon para serem processados e enviados de volta ao país. A maioria dos cubanos que entram nos EUA ilegalmente na costa da Flórida são enviados de volta a Cuba, de acordo com anúncios da CBP e da Guarda Costeira.

No ano fiscal de 2022, as tripulações da Guarda Costeira dos EUA interditaram um recorde de 6.182 cubanos, acima dos 838 apreendidos no ano fiscal de 2021 e 49 no ano fiscal de 2020.

A última vez que os esforços de interdição da Guarda Costeira estavam próximos desse nível foi no ano fiscal de 2016, quando interditaram 5.396 cubanos. Durante o governo Trump, os esforços de interdição foram menores de acordo com dados da Guarda Costeira: no ano fiscal de 2017, 1.468 cubanos foram presos; no ano fiscal de 2018, 259; no ano fiscal de 2019, 313; no ano fiscal de 2020, 49.

Fonte: Local 10 e The Center Square.