Brasileiro de Massachusetts é acusado de roubar documentos de identidade na dark web

Por Arlaine Castro

Caio Felipe Oliveira Dos Santos, de 27 anos, foi detido em River Fall (MA).

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos em Boston, Massachusetts, acusou o brasileiro Caio Felipe Oliveira Dos Santos, de 27 anos, por fraude eletrônica e roubo de identidade na internet (dark web).

Conforme a denúncia, o brasileiro, morador de Fall River (MA), usava a dark web para encontrar documentos das vítimas e utilizar os dados para abrir contas de motoristas com empresas de serviços de transporte e entrega.

De acordo com a acusação, Santos fazia parte de uma quadrilha que usava as identidades roubadas e documentos falsificados para abrir contas fraudulentas de motoristas. Essas contas eram alugadas ou vendidas para pessoas que não estavam qualificadas para este tipo de trabalho.

Dessa forma, o grupo criminoso conseguia passar pelas verificações de antecedentes exigidas pelas empresas e criava contas de motorista em nome das vítimas.

“Santos e seus comparsas supostamente obtiveram os nomes das vítimas, datas de nascimento, informações da carteira de motorista e/ou números do seguro social em sites na Dark Net”, afirma o Departamento de Justiça.

Ao todo, 18 pessoas já foram denunciadas nesta investigação. Entre elas, o baiano Wemerson Dutra Aguiar, de 29 anos, que se declarou culpado durante audiência no Tribunal Federal de Boston.

Aguiar admitiu que obteve carteiras de motorista e números de Previdência Social na DarkNet. Ele também assumiu que pagou a comparsas para alterar fotos das habilitações. A alteração visava a burlar a tecnologia de reconhecimento facial que as empresas de caronas e entregas usavam como medida de segurança.

De acordo com as investigações, Aguiar anunciava a venda ou aluguel das contas fraudulentas para brasileiros que moram nos Estados Unidos. A propaganda era feita por meio de grupos de WhatsApp e de boca em boca.

Dos 18 acusados, 15 foram presos enquanto três continuam foragidos.

A acusação de conspiração para cometer fraude eletrônica prevê uma sentença de até 20 anos de prisão, três anos de liberdade condicional e uma multa de US$ 250.000 ou o dobro do ganho ou perda bruta do crime, o que for maior.

A acusação de roubo de identidade agravado prevê um mínimo obrigatório de dois anos de prisão, a ser cumprida consecutivamente a qualquer outra pena imposta.

As sentenças são impostas por um juiz do tribunal distrital federal com base nas Diretrizes de Sentença dos EUA e nos estatutos que regem a determinação de uma sentença em um caso criminal.

Dark web

A dark web se refere a conteúdo que não é indexado por mecanismos de pesquisa e que requer software especial ou autorização de acesso. Esse conteúdo está hospedado na darknet, uma parte da internet acessível apenas a navegadores específicos ou por meio de configurações de rede específicas.

Veja o caso no Departamento de Justiça de Boston.