Proposta aprovada por eleitores no Arizona é vitória para os 'Dreamers'

São mais de 36.000 residentes qualificados para o DACA no estado.

Por Arlaine Castro

Grupos ativistas e empresários foram fundamentais para a aprovação.

Argumentando que não era apenas moralmente justo, mas economicamente benéfico, os defensores da chamada proposta dos “dreamers” declararam vitória na segunda-feira,14, no Arizona. No final da tarde, os votos “sim” para a Proposta 308 lideravam por mais de 60.000 votos, representando pouco mais de 52%.

A proposta permite que filhos de imigrantes que entraram ilegalmente no país paguem a mesma taxa de matrícula na faculdade que os cidadãos americanos. Somente no Arizona, existem mais de 36.000 residentes qualificados para o DACA.

“O que isso mostra é que existe um amplo consenso bipartidário para soluções de imigração”, disse Rebecca Shi, da American Business Immigration Coalition.

Os esforços para aprovar a emenda à constituição do estado do Arizona levaram anos. Muitos agentes por trás da campanha também ajudaram a revogar o polarizador presidente do Senado do Arizona, Russell Pearce, em 2011, depois de aprovar uma lei de repressão à imigração ilegal que foi amplamente declarada inconstitucional.

“Nos últimos anos, acabamos com essa coalizão maravilhosa com tantos apoiadores que nos emprestaram seu tempo, seu dinheiro, sua experiência e, em muitos casos, sua reputação”, disse Tyler Montague, copresidente da campanha Yes on 308. Montague é um republicano vitalício de Mesa que esteve envolvido no recall de 2011.

Grupos ativistas como Chicanos Por La Causa (CPLC), Living United for Change in Arizona (LUCHA) e Mi Familia Vota foram fundamentais para aprovar a iniciativa.

Campanha apoiada pela comunidade empresarial

Os líderes empresariais argumentaram durante a campanha que os imigrantes são necessários para enfrentar a escassez de mão de obra.

John Graham, um antigo arrecadador de fundos republicano do Arizona e CEO da Suntrust Holdings, juntou-se a uma coalizão de republicanos favoráveis aos negócios, como Karen Taylor-Robson e o presidente da Câmara, Rusty Bowers, para apoiar a medida.

“A proposta 308 ajudará a fortalecer o crescimento econômico futuro do estado, incentivando todos os nossos alunos talentosos a construir suas carreiras aqui”, disse Graham.

Bob Worsley, ex-legislador republicano e copresidente da American Business Immigration Coalition, disse que, devido ao declínio das taxas de natalidade, os negócios do país e o crescimento do PIB dependem dos imigrantes de primeira geração.

“Esse diálogo não é o que a extrema direita quer ouvir, então eles continuam a pregar o medo e a divisão racial”, disse Worsley.

Worsley chamou a rejeição de candidatos endossados por Trump no Arizona nas urnas de “uma demonstração massiva de razoabilidade por parte dos eleitores do Arizona”.

“Estou orgulhoso do Arizona pelo quão longe chegamos”, disse Worsley. “Os eleitores mudaram a constituição para tratar os filhos de imigrantes trazidos para os Estados Unidos com dignidade e humanidade.”

Fonte: 12News.