Médico do ICE fez cirurgias ginecológicas desnecessárias

Por Arlaine Castro

Imigrantes detentas no Irwin county Detention Center, na Geórgia.

Uma investigação do Congresso sobre alegações de abuso médico que atraiu atenção nacional em 2020 descobriu que algumas mulheres imigrantes detidas por funcionários da imigração dos EUA em um centro de detenção da Geórgia foram submetidas a procedimentos ginecológicos invasivos "desnecessários", de acordo com um relatório divulgado na terça-feira, 15.

A investigação bipartidária de 18 meses do Subcomitê Permanente de Investigações do Senado revisou as alegações de que mulheres detidas pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) no Centro de Detenção do Condado de Irwin em Ocilla, Geórgia, sofreram negligência médica, políticas negligentes de mitigação de coronavírus e procedimentos questionáveis, incluindo histerectomias.

As alegações surgiram pela primeira vez em uma reclamação de uma denunciante em setembro de 2020 por Dawn Wooten, que trabalhava como enfermeira no centro de detenção de Ocilla.

O relatório de 108 páginas da investigação foi formalmente apresentado pelo senador democrata da Geórgia Jon Ossoff, presidente do subcomitê, na terça-feira durante uma audiência. Funcionários do ICE, do Inspetor Geral de Segurança Interna e da LaSalle Corrections, a empresa privada que opera as instalações de Ocilla, testemunharam após o depoimento de Wooten, bem como de um ex-imigrante detido e médicos.

De acordo com o relatório, os investigadores não corroboraram "alegações de histerectomias em massa", mas disseram que encontraram "problemas sérios" em relação aos procedimentos e políticas médicas nas instalações da Geórgia e à conduta de Mahendra Amin, um médico que os detidos do condado de Irwin acusaram em 2020 de realizar procedimentos médicos questionáveis, incluindo, em alguns casos, sem o consentimento total das pacientes.

O governo Biden em maio de 2021 ordenou que o ICE parasse de manter imigrantes nas instalações do condado de Irwin como parte de um esforço para reformar a detenção de imigrantes. A CBS News procurou representantes da Amin, ICE e LaSalle Corrections, que ainda administram as instalações da Ocilla sob um contrato com o U.S. Marshals Service.

Citando uma revisão médica que encomendou de mais de 16.600 páginas de registros médicos pertencentes a 94 mulheres tratadas por Amin, o subcomitê do Congresso concluiu que "as detidas parecem ter sido submetidas a procedimentos ginecológicos excessivos, invasivos e muitas vezes desnecessários".

O Dr. Peter Cherouny, o obstetra-ginecologista encarregado de revisar os registros médicos das mulheres, disse que a abordagem de Amin aos procedimentos cirúrgicos foi "muito agressiva", disseram os investigadores. Cherouny achou o tratamento de Amin antiquado, chamando-o de "um remédio muito bom para os anos 1980, mas não estamos mais lá".

"O Dr. Cherouny explicou que 40 registros de pacientes - dos 94 examinados - indicaram que os pacientes tinham cistos ovarianos benignos removidos pelo Dr. Amin, apesar do fato de que os cistos ovarianos benignos 'geralmente se resolvem sem intervenção cirúrgica'", disse o relatório.

Os riscos associados a essas cirurgias incluem infecção, sangramento, dor e até infertilidade. O Dr. Amin realizou duas histerectomias, uma em 2017 e outra em 2019, apontou a investigação.

Pelo menos seis mulheres anteriormente detidas disseram aos investigadores que Amin foi "duro e insensível" durante os procedimentos médicos e falhou em revelar seus diagnósticos e planos de tratamento.

De acordo com o relatório, os investigadores tentaram entrevistar Amin, mas seus pedidos de testemunho voluntário foram negados. Depois que o subcomitê emitiu uma intimação para seu depoimento, Amin, por meio de seu advogado, disse que "se recusou a prestar depoimento de acordo com seu privilégio da Quinta Emenda contra a autoincriminação".

O médico está sob investigação criminal do governo federal desde o início deste ano. Uma investigação interna separada do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) e uma ação federal relacionada a procedimentos médicos para imigrantes mantidos nas instalações do condado de Irwin continuam em andamento, disse o subcomitê.

Fonte: CBS News.