Mais de 630 mil brasileiros conseguiram visto para os EUA desde 2021

Por Arlaine Castro

Mais de 633 mil brasileiros tiveram seus vistos americanos aprovados desde que os consulados reabriram em novembro de 2021.

Mais de 630 mil vistos para os Estados Unidos foram emitidos pelos consulados americanos no Brasil desde novembro de 2021. A informação foi dada pela Embaixada Americana no país. Desde o retorno ao funcionamento normal após a pandemia, os consulados têm tentado agilizar os processos.

"Já são mais de 633 mil brasileiros que tiveram seus vistos americanos aprovados desde que reabrimos, em novembro de 2021! Estamos trabalhando bastante por aqui para oferecer a melhor experiência possível aos solicitantes", informou a embaixada.

Com o processo de solicitação de visto regularizado a partir de novembro de 2021, os pedidos realizados por pessoas residentes no Brasil foram, aos poucos, voltando ao patamar pré-pandemia, atingindo um novo recorde em maio deste ano. Naquele mês, a Embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil emitiram 79.212 vistos para brasileiros, número 13% superior a abril e o maior patamar do ano.

Tempo de espera

A Embaixada dos Estados Unidos em São Paulo é a que mais recebe pedidos de vistos dos brasileiros (cerca de 55% do número total do país), por isso o tempo pra conseguir agendar a entrevista na capital paulista é muito maior em relação às outras cidades que também têm consulados.

Segundo estimativas da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, de fato, o tempo médio para se conseguir uma entrevista com um oficial consular para o visto de turismo e negócio (B1/B2) pode ser superior em algumas cidades. Atualmente, no Consulado do Rio de Janeiro, a fila era de 428 dias; em São Paulo, de 452 dias; Brasília, 386 dias, em Recife, de 284 dias; e em Porto Alegre, 250 dias.

Lembrando que o agendamento para a renovação tem sido muito mais rápido pois não é preciso mais passar pela fase de entrevistas, apenas no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).

O Consulado americano orienta que as pessoas planejem suas viagens com antecedência, mas evitem comprar passagens aéreas ou reservar hotel nos Estados Unidos antes de ter o visto em mãos.