Texas expande transporte de imigrantes para a Filadélfia

Por Arlaine Castro

A cidade deu as boas-vindas aos 30 imigrantes que aguardam asilo.

O governador do Texas, Greg Abbott, incluiu a Filadélfia, maior cidade da Pensilvânia, na lista de cidades lideradas pelos democratas para onde serão transportados imigrantes liberados na fronteira. O primeiro ônibus chegou à cidade na manhã desta quarta-feira, 16, com 30 que aguardarão o processo de asilo em solo americano.

Durante meses, o Texas enviou ônibus de imigrantes para Washington, DC, Nova York e Chicago em um esforço para pressionar o presidente democrata Joe Biden a endurecer suas políticas de imigração, que os republicanos dizem ter levado a um número recorde de travessias de fronteira.

“Desde abril, a estratégia de ônibus do Texas forneceu com sucesso o alívio necessário para nossas comunidades fronteiriças sobrecarregadas pelo influxo histórico de migrantes causado pelas políticas imprudentes de abertura de fronteiras do presidente Biden”, disse Abbott em um comunicado. “Até que a administração Biden faça seu trabalho e forneça aos texanos e ao povo americano segurança sustentável nas fronteiras, o Texas continuará fazendo mais do que qualquer outro estado na história do país para se defender contra uma invasão ao longo da fronteira, incluindo a adição de mais cidades santuários como a Filadélfia como locais de desembarque para nossa estratégia de ônibus.”

Abbott acrescentou que "o prefeito da Filadélfia, Jim Kenney, há muito comemora e luta pelo status de cidade santuário, tornando a cidade um complemento ideal para a lista de locais de desembarque do Texas".

Em um comunicado na noite de terça-feira, Kenney criticou o governador do Texas, mas disse que sua cidade deu as boas-vindas aos imigrantes e que os departamentos da cidade trabalharam com parceiros comunitários desde o verão para se preparar para a possibilidade de o Texas enviar migrantes em ônibus para a Filadélfia.

“Como uma cidade orgulhosa e acolhedora, receberemos nossos vizinhos recém-chegados com dignidade e respeito”, disse Kenney, acrescentando que a cidade havia sido informada há uma semana que os ônibus poderiam ser enviados para a cidade de Del Rio. “Os Filadélfia sabem que a diversidade é a nossa força e queremos reconhecer a generosidade e a compaixão que já vimos dos moradores e parceiros da comunidade desde que fomos alertados sobre um possível ônibus chegando à Filadélfia. É possível que o governo e as comunidades locais trabalhem juntos para fortalecer os sistemas de apoio aos recém-chegados e essa sempre foi a visão e o compromisso desta administração.”

Programa político

A expansão de Abbott de seu programa de transporte de imigrantes ocorre uma semana depois de ele ganhar um terceiro mandato como governador ao derrotar com folga Beto O'Rourke, o candidato a governador dos democratas em quase uma década.

Abbott fez da imigração e da segurança de fronteira a base de sua campanha de reeleição, prometendo construir um muro de fronteira financiado pelo estado, destacando milhares de membros do serviço da Guarda Nacional e soldados do DPS para a fronteira e gastando mais de US$ 4 bilhões em fundos do estado em segurança de fronteira.

Até segunda-feira, o Texas transportou 13.200 migrantes para Chicago, Nova York e Washington, D.C. A Divisão de Gerenciamento de Emergências do Texas, que administra o programa de ônibus, gastou US$ 26 milhões desde o início do programa em abril, disse o chefe da agência, Nim Kidd, aos legisladores na terça-feira, 15.

Autoridades do Texas enfatizaram que os imigrantes entram no ônibus voluntariamente após serem processados pelo Departamento de Segurança Interna. A maioria está buscando asilo e pretende continuar seu processo de imigração assim que chegar às cidades de destino. Fonte: Texas Tribune.