População imigrante nos EUA aumentou 3,4 milhões desde janeiro de 2021

Com base na pesquisa anterior do Centro de Estudos de Imigração, cerca de dois milhões desse aumento sejam provenientes da imigração ilegal desde janeiro de 2021.

Por Arlaine Castro

A população estrangeira total nos EUA gira em torno de 48,4 milhões.

Com base em dados divulgados em outubro pela Secretaria de Estatísticas Trabalhistas, o Centro de Estudos de Imigração estima que o total da população estrangeira (legal e ilegal) provavelmente ficou em 48,4 milhões em outubro deste ano, de longe o maior número na história dos EUA.

De acordo com o Centro, a população nascida no exterior (inclui todas as pessoas que não eram cidadãs dos EUA no nascimento - cidadãos naturalizados, portadores de green card, visitantes temporários de longo prazo e imigrantes ilegais) aumentou em 3,4 milhões desde janeiro de 2021, mês em que o presidente Biden assumiu o cargo.

Com base na pesquisa anterior do Centro de Estudos de Imigração, cerca de dois milhões desse aumento sejam provenientes da imigração ilegal desde janeiro de 2021.

Diferentemente dos números de apreensões na fronteira, os dados da Secretaria medem o número provável de imigrantes indocumentados que realmente vivem no país, que é o que determina seu impacto na sociedade americana.

O relatório da situação do emprego divulgado pela Secretaria mostra 45,9 milhões de imigrantes de 16 anos ou mais (legais e ilegais) vivendo no país em outubro.

Com base nos dados dos meses anteriores, quando todos os dados de outubro forem divulgados, serão mostrados pelo menos 2,5 milhões de imigrantes com menos de 16 anos, para uma população estrangeira total de 48,4 milhões - um aumento de meio milhão desde o mês passado, diz o centro.

Tanto o Census Bureau, que coleta os dados, quanto a Secretaria, que os analisa, deixam claro que os imigrantes indocumentados estão incluídos na pesquisa domiciliar, oficialmente conhecida como Current Population Survey.

Embora uma grande parte do recente aumento na população total nascida no exterior se deva à imigração ilegal, aqueles que estão no país legalmente ainda representam três quartos de todos os residentes nascidos no exterior.

Fonte: Centro de Estudos de Imigração