Quase 1 milhão de imigrantes se tornaram cidadãos americanos no ano fiscal de 2022

Por Arlaine Castro

No período de 12 meses que terminou em 30 de setembro, 967.400 adultos fizeram o juramento de lealdade em cerimônias de naturalização em todo o país.

Quase um milhão de adultos imigrantes foram naturalizados como cidadãos americanos no ano fiscal de 2022, a terceira maior contagem anual registrada na história dos EUA, de acordo com um relatório dos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) publicado nesta quarta-feira, 7.

No período de 12 meses que terminou em 30 de setembro, 967.400 adultos fizeram o juramento de lealdade em cerimônias de naturalização em todo o país, mostram os números do USCIS. Ao levar em consideração os casos de crianças que obtiveram a cidadania de seus pais cidadãos americanos e outros casos de naturalização, um total de 1.023.200 imigrantes tornaram-se cidadãos americanos no ano fiscal de 2022.

O número de imigrantes adultos que se tornaram cidadãos americanos só foi maior em 1996 e 2008, quando 1.040.991 e 1.046.539 adultos foram naturalizados, respectivamente, mostram estatísticas históricas do governo.

A maioria dos cidadãos naturalizados obtém a cidadania depois de morar nos EUA como residentes permanentes por três ou cinco anos, dependendo de como obtiveram a residência legal. Aqueles que servem nas forças armadas podem se qualificar para um processo de naturalização especial e rápido. Os candidatos geralmente também precisam provar que sabem ler, escrever e falar inglês e entender a história dos EUA e o sistema de governo.

Ao contrário dos residentes permanentes, os imigrantes com cidadania americana podem votar nas eleições federais, obter passaportes americanos e patrocinar membros da família para virem para os EUA por meio de um processo acelerado.

Os cinco principais países de nascimento de imigrantes que se naturalizaram cidadãos americanos no ano fiscal de 2022 foram México, Índia, Filipinas, Cuba e República Dominicana, de acordo com dados do USCIS.

A alta de 14 anos nas naturalizações ocorre um ano depois que o presidente Biden instruiu as agências federais a promover naturalizações, eliminando barreiras burocráticas no processo de cidadania, acelerando a adjudicação de casos e desenvolvendo uma estratégia em todo o governo para incentivar os imigrantes qualificados a se tornarem cidadãos.

Citando essa diretiva, o USCIS descartou uma revisão do governo Trump nas questões cívicas de naturalização que, segundo os críticos, tornava mais difícil para os imigrantes passarem no teste, que é um requisito para a maioria dos candidatos à cidadania. A agência também expandiu entrevistas em vídeo remotas para casos de naturalização.

Em entrevista à CBS News, o diretor do USCIS, Ur Jaddou, disse que a agência lançou campanhas de conscientização e informação para tornar o processo de naturalização mais acessível e simplificou os casos de cidadania para os militares dos EUA. Em março de 2021, o USCIS realizou a primeira cerimônia de naturalização militar por vídeo remoto.

Em 30 de junho, o USCIS supervisionava mais de 8,7 milhões de casos de imigração, variando de pedidos de green card a pedidos de asilo e petições de permissão de trabalho, de acordo com estatísticas do governo. O número de casos de cidadania pendentes ficou em 666.473, uma queda de 20% em relação ao final do ano fiscal de 2021.

Em seu relatório de progresso do ano fiscal de 2022, o USCIS observou que processou um recorde de 275.111 green cards baseados em emprego junto com o Departamento de Estado, que analisa os pedidos de visto no exterior. Também implementou uma regra para aliviar os imigrantes afetados pelos atrasos nas autorizações de trabalho, estendendo o período de prorrogações automáticas das autorizações de trabalho para aqueles que solicitam a renovação.

No ano fiscal de 2023, espera-se que o USCIS emita uma regra para aumentar as taxas de inscrição para determinados programas, permitir que mais imigrantes paguem taxas extras para que seus casos sejam analisados com mais rapidez e fazer solicitações adicionais on-line, em oposição ao modelo de papel e correio que a agência usa há décadas, de acordo com Jaddou e o relatório desta quarta-feira.

Para ver o relatório do USCIS, clique aqui.

Fonte: CBS News.