Naturalização de imigrantes nos Estados Unidos atinge alta de 15 anos; naturalizados somam 22,1 milhões

Há em torno de 670.000 pedidos de naturalizações ainda pendentes nos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA.

Por Arlaine Castro

Luciana Correia Vuyk na cerimônia de naturalização em outubro de 2021.

Quase um milhão de imigrantes tornaram-se cidadãos no ano fiscal que terminou em 30 de setembro, o maior número em quase 15 anos e o terceiro maior número de todos os tempos, de acordo com uma análise recente da Pew Research, demonstrando o impacto crescente da imigração sobre quem vive e trabalha em os Estados Unidos - e quem vota.

"As pessoas têm incentivos para se tornarem cidadãos", disse Jeffrey S. Passel, demógrafo sênior da Pew Research, que co-escreveu o estudo com base em dados do governo. "Os números não apenas se recuperaram. Eles estão atingindo níveis que raramente vimos em nossa história".

O número total de pessoas que buscam se tornar cidadãos não é refletido nos dados do final do ano e, na verdade, é muito maior devido ao acúmulo de pedidos. Cerca de 670.000 naturalizações ainda estão pendentes e cerca de nove milhões de imigrantes nos EUA são residentes permanentes legais elegíveis para obter a cidadania.

A população de cidadãos naturalizados triplicou entre 1995 e 2019, de 7,6 milhões para 22,1 milhões, segundo estimativas do Pew. A parcela de todos os imigrantes elegíveis que foram naturalizados aumentou constantemente, para quase dois terços em 2019, de 38% em 1995.

Muitos dos novos americanos esperaram mais de um ano para serem convidados para a cerimônia de naturalização desde que enviaram seus pedidos pela primeira vez. Um dos motivos para o aumento dos pedidos se deve ao fato de que muitos residentes legais de longa data perceberam que um green card não os protege da deportação. E muitos se sentiram compelidos a buscar a cidadania para votar.

O governo Biden tomou várias medidas para agilizar o processo, como simplificar formulários e redirecionar entrevistados de cidades cujos escritórios de imigração estão sobrecarregados para aqueles com capacidade. Isso ajudou a reduzir o acúmulo de solicitações pendentes de mais de um milhão em dezembro de 2020.

Os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA, a agência que lida com os pedidos, também anunciaram recentemente que em breve realizariam um teste de um teste de naturalização redesenhado com o objetivo de ser mais justo e consistente. Para a avaliação oral, os candidatos serão solicitados a descrever três fotografias de atividades cotidianas, do clima ou da alimentação. O objetivo é testar o uso comum do inglês, em vez de confiar em perguntas complexas cujas respostas podem diferir consideravelmente com base nas histórias pessoais dos imigrantes e nos países de origem. (Os candidatos ainda serão solicitados separadamente a responder em inglês às perguntas de segurança como parte da revisão.)

Imigrantes que demonstrem residência legal permanente contínua nos Estados Unidos por pelo menos cinco anos, ou três anos se casados com um cidadão dos EUA, são elegíveis para solicitar a cidadania. Eles devem passar por verificações de antecedentes, apresentar um bando de documentos de apoio e passar por testes cívicos e de inglês durante uma entrevista.

As 970.000 naturalizações no ano fiscal de 2022 foram as maiores desde o ano fiscal de 2008, quando 1,05 milhão de imigrantes se tornaram cidadãos, um recorde histórico. (Os números foram calculados desde 1907.)

Fonte: NY Times.