"Acesso à imigração legal" - novo centro jurídico vai orientar imigrantes no sul do México

Por Arlaine Castro

Joe Biden, Andrés López Obrador e Justin Trudeau na Cúpula no México.

A Casa Branca anunciou novos acordos entre Estados Unidos, México e Canadá na terça-feira, 10. Os líderes dos países - os chamados "Três Amigos" - se reuniram para negociações trilaterais sobre imigração e desenvolvimento da América do Norte na Cidade do México.

Na Cúpula dos Líderes da América do Norte, os três países concordaram em dar pequenos passos para tentar encorajar os imigrantes a solicitar status legal, em vez de colocar suas vidas nas mãos de contrabandistas e fazer a jornada de forma ilegal. Dentre as medidas estão uma nova plataforma conjunta on-line para dar aos migrantes "acesso simplificado a caminhos legais", um novo centro jurídico no sul do México apoiado por financiamento do setor privado e "compartilhamento de melhores práticas".

A administração Biden anunciou uma plataforma virtual que servirá como um balcão único para os migrantes encontrarem informações sobre caminhos legais para os quais podem ser elegíveis - nos EUA, México ou Canadá - e a abertura de um novo centro de recursos no sul do México , disse o alto funcionário do governo.

“Os EUA, o México e o Canadá se comprometerão a possibilitar que os migrantes acessem nossos caminhos legais por meio de uma plataforma”, disse o alto funcionário do governo à CNN.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, pediu novos investimentos dos EUA na região.
O portal virtual é, em parte, um reconhecimento dos desafios que os migrantes enfrentam ao tentar identificar caminhos legais para chegar aos EUA e, em seguida, navegar pelo processo muitas vezes difícil e árduo para fazê-lo. Em vez disso, as pessoas costumam procurar os contrabandistas, que disseminam informações erradas sobre as políticas dos EUA, para viajar para o norte – um obstáculo para o governo Biden, que tenta desencorajar os migrantes de seguirem esse caminho.

Para aumentar a cooperação econômica, os novos compromissos são trabalhar juntos em setores-chave, como semicondutores e minerais críticos, bem como em cadeias de suprimentos e treinamento avançado de força de trabalho. Embora nenhum compromisso financeiro tenha sido anunciado ainda, esses acordos incluem uma cúpula em nível de gabinete sobre semicondutores, mapeamento de recursos minerais em todo o continente norte-americano e promoção de investimentos educacionais.

Como parte desse esforço, os EUA também estão trabalhando com o México para abrir centros físicos onde os migrantes possam obter informações sobre como se inscrever para migrar para os EUA, espelhando o centro de recursos para migrantes lançado na Guatemala. Um novo centro será estabelecido em Tapachula, uma cidade no sul do México, por onde passam milhares de migrantes a caminho da fronteira EUA-México.

“Não haveria outro líder que pudesse implementar esse empreendimento – começando por você”, disse López Obrador a Biden. “Você tem a chave na mão para abrir e melhorar substancialmente o relacionamento entre todos os países do continente americano.”

“Não podemos nos isolar de problemas compartilhados. Somos mais fortes e melhores quando trabalhamos juntos. Nós os três. E juntos, fizemos um enorme progresso desde nossa última cúpula”, disse Biden.

 Fonte: CNN.