EUA e Canadá chegam a acordo para rejeitar requerentes de asilo

Por Arlaine Castro

O presidente Biden em Ottawa, no Canadá, onde discutiu uma série de questões econômicas, comerciais e imigratórias com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.

Os EUA e o Canadá chegaram a um acordo para rejeitar requerentes de asilo em passagens de fronteira não oficiais, dizem autoridades. Um grande número de migrantes tem feito travessias não autorizadas pela Roxham Road, uma travessia não oficial na fronteira Nova York - Quebéc.

A medida fecha uma brecha criada pelo Acordo de Terceiro País Seguro (STCA), um acordo de asilo de 2004 entre Canadá e EUA, sobre onde os migrantes devem fazer seus pedidos de asilo. Ele permitiu que o Canadá rejeitasse migrantes em pontos oficiais de entrada, mas não em pontos de passagem não oficiais, como entre o estado de Nova York e a província de Quebec.

Como parte do acordo, o Canadá também criará um novo programa de refugiados para 15.000 migrantes que fogem da perseguição e da violência na América do Sul e Central, disseram autoridades americanas anônimas à CBS News, parceira da BBC nos EUA.

O novo acordo estende o acordo de asilo ao longo de toda a fronteira de 9.000 km (6.000 milhas) e deve entrar em vigor à meia-noite desta sexta-feira, horário local, informou a Reuters.

O presidente Biden está em Ottawa, no Canadá, por 24 horas para discutir uma série de questões econômicas, comerciais e imigratórias com seu homólogo canadense, Justin Trudeau.

O acordo de migração está programado para ser formalmente anunciado antes do retorno de Biden aos EUA na noite de sexta-feira.

O lado dos EUA também viu um aumento nas travessias de migrantes para o Canadá. Espera-se que o acordo permita que as autoridades de ambos os lados da fronteira recuem os requerentes de asilo que se dirigem em qualquer direção.

Fonte: BBC.