Projeto de lei propõe legalização de trabalhadores agrícolas indocumentados na Califórnia

O Programa de Residência Permanente para Trabalhadores Agrícolas é uma tentativa de estabilizar a força de trabalho.

Por

Trabalhadores em Oxnard (CA), um dos mais importantes centros agrícolas.

Legisladores da Califórnia estão tentando criar um caminho para a cidadania para centenas de milhares de trabalhadores agrícolas indocumentados. Na segunda-feira, 3, a senadora Anna Caballero, D-Merced, apresentou o Projeto de Lei 831 do Senado - o Programa de Residência Permanente para Trabalhadores Agrícolas.

O projeto de lei autorizaria o governador da Califórnia a trabalhar com o governo federal para estabelecer um programa piloto que permitisse aos trabalhadores agrícolas iniciar um processo de legalização. A legislação é uma tentativa de estabilizar a força de trabalho agrícola da Califórnia, uma façanha que o governo federal tenta realizar em nível nacional há décadas.

No ano passado, a Lei de Modernização da Força de Trabalho Agrícola foi aprovada duas vezes na Câmara estadual, mas nunca foi votada no Senado.

"Criar um caminho para o status de residência permanente permite que nossos amigos, familiares e vizinhos indocumentados saiam das sombras, vivam vidas livres de medo e permitam que se qualifiquem para os programas de rede de segurança que merecem e pagam", disse Caballero.

Entre um terço a metade de todos os trabalhadores agrícolas nos Estados Unidos residem na Califórnia.